Dois asteróides com massas e se movem com velocidades e em relação a um astrônomo que está em um veículo espacial. a) Mostre que a energia cinética total medida pelo astrônomo é dada por
onde e M são definidos como na Seção 8.5, e
. Nessa expressão a energia cinética total dos dois asteróides é a energia associada com o centro de massa mais a energia associada com o movimento em torno do centro de massa. b) Se ocorrer uma colisão entre os dois asteróides, qual deve ser a energia cinética mínima que eles podem possuir em relação ao astrônomo após a colisão? Explique.
Passo 1
Beleza pessoal?! Espero que esteja tudo bem com meu os herdeiros de Newton. Vamos dar início a mais uma resolução com o padrão de qualidade do Responde aí, então pegue seu lápis, caderno e café e vamos nessa!!!
Nesta tarefa, lidamos com a energia cinética de dois asteroides em relação a um astronauta. Também precisamos incluir o centro de massa e fornecer a ele os cálculos de velocidade do asteroide. Energia cinética dos dois asteroides:
A velocidade do asteróide em relação à velocidade do centro de massa é:
Passo 2
A energia cinética é:
A velocidade do centro de massa é definida:
Passo 3
A equação 1. é igual a zero, então a expressão final para a energia cinética se parece com:
b) A energia cinética mínima possível de dois asteroides após a colisão é:
Outro membro da equação acima pode ser zero em uma colisão perfeitamente elástica. No entanto, a velocidade do centro de massa não mudará a menos que alguma força externa atuando no sistema seja introduzida.
Resposta
Ver o desenvolvimento