Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 2- Ed: 12º - Capítulo 16.Exercício - Ex. 15
a) Uma onda longitudinal se propagando em um tubo cheio de água possui frequência igual a e intensidade igual a . Calcule a amplitude A e o comprimento de onda da onda. A densidade da água é e seu módulo de compressão é igual a . b) Se o tubo está cheio de ar sob pressão de e com densidade igual a , qual deve ser a amplitude e o comprimento de onda de uma onda longitudinal com a mesma frequência e intensidade do item (a)? c) Em qual fluido a amplitude é maior, no ar ou na água? Qual é a razão entre as duas amplitudes? Por que essa razão é muito diferente de um?
Passo 1
a) Vamos usar a equação de intensidade da onda:
Para encontrarmos a amplitude da onda dada no enunciado:
Como , então:
E substituindo os valores que foram todos dados, podemos encontrar :
E para encontrarmos o comprimento de onda, vamos usar a equação de velocidade da onda:
E a equação de velocidade da onda em um fluido:
Ficamos com:
Substituindo os valores:
Passo 2
b) Para o ar, basta repetirmos as mesmas contas, mas substituir o valor de de densidade e compressão pelo valor dado para o ar, mas como é dado a pressão do ar, precisamos calcular o módulo de compressão dele:
Ficamos com:
Passo 3
c) Pelas respostas dos passos anteriores, a gente pode ver que a amplitude para o ar é maior que para a água em uma razão de:
A amplitude necessária para transferir a mesma energia para uma dada frequência da onda no caso do ar é muito maior que a da água.