Um organista em uma catedral toca um acorde forte e a seguir solta as teclas. O som persiste durante alguns segundos e se extingue gradualmente. Por que ele persiste? O que ocorre com a energia sonora quando o som se extingue?
Passo 1
Fala galera, bora lá! Para responder à essa questão, iremos colocar em prática nosso conhecimento sobre Som e Acústica, em particular o efeito de reflexão de ondas sonoras.
Passo 2
Vamos entender porque o som persiste mesmo após alguns segundos da extinção da fonte da onda sonora. Isso se dá devido a um efeito chamado reverberação, uma espécie de reflexão causada pelas paredes de um ambiente fechado, mas não muito grande. Isso porque nesse caso, o tempo que o som demora a voltar aos ouvidos é tão pequeno que não conseguimos perceber o intervalo de tempo da viagem de ida e volta do som.
O som eventualmente se extingue porque a cada reflexão, as paredes absorvem cada vez mais energia das ondas sonoras, até que ela se esgote.
Passo 3
Portanto, o efeito é causado por um caso especifico de reflexão, chamado reverberação, que é a reflexão de ondas sonoras em um ambiente não muito grande e eventualmente se extingue devido à perda de energia das ondas para as paredes que as refletem.
Resposta
O efeito é causado por um caso especifico de reflexão, chamado reverberação, que é a reflexão de ondas sonoras em um ambiente não muito grande e eventualmente se extingue devido à perda de energia das ondas para as paredes que as refletem.