Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 10.Problemas - Ex. 75
Pedras que rolam. Uma pedra esférica, uniforme e maciça parte do repouso e rola para baixo de uma colina de de altura, como indica a Figura . A metade superior da colina é áspera o suficiente para fazer a pedra rolar sem deslizar, mas a metade inferior está coberta de gelo e não há atrito. Qual é a velocidade escalar de translação da pedra, quando ela atinge a base da colina?
Passo 1
Oi, galerinha! Tudo bom? Então, nesse problema nós temos um começo e um fim.
Explicando melhor, nós temos um ponto inicial em que a pedra está em repouso e um ponto final onde ela atinge a base da colina. Mas repara que nessa descida ela passa por duas situações diferentes: uma na parte áspera e outra na lisa.
Pensando primeiro no inicio e fim, para determinar a velocidade em que ela atinge essa base, podemos usar o principio de conservação da energia:
Inicialmente ela não tem energia cinética pois está em repouso, e por fim, ela não tem energia potencial pois ainda resta movimentação da mesma. Logo, temos:
Passo 2
Substituindo as relações:
Onde é a massa, é a aceleração da gravidade, é a altura, é a velocidade, é o momento de inércia e é a velocidade angular.
Em se tratando de uma esfera maciça, o momento de inércia é o seguinte: . Então,
Cancelamos a massa pois ela é constante e simplificando tudo ficamos com:
Isolando a velocidade, temos:
Terminou?? Nãao!!
Lembra que ela passa por duas situações? Então, a velocidade que calculamos é para a parte áspera que esta na parte inferior da colina, ainda precisamos calcular para a parte lisa.
Mas se liga que já sabemos a velocidade com que ela troca de situação. Vamos lá!!
Passo 3
Na parte lisa, a pedra já está deslizando até que atinge a base, sendo assim, devemos considerar a energia potencial, cinética e rotacional.
Mas, nessa parte, a energia cinética rotacional não muda, portanto:
Eliminando os termos semelhantes e substituindo o que achamos no passo , temos...
Isolamos o :
Passo 4
Hum... estranho essas alturas né??? É só dividirmos , uma vez que fizemos a analise por partes lisa e áspera.
Substituimos os dados:
Prontinho!!
Resposta
Resposta: .