Uma pequena tira de metal é introduzida em um dos dentes de um diapasão. À medida que essa tira é movida na direção da extremidade do dente, que efeito isso exerce sobre o comprimento de onda e a frequência do som que o dente produz? Por quê?

Passo 1

Fala galera, bora lá! Para a resolução desta questão serão analisados os efeitos causados pelo movimento da lâmina de metal sob o dente do diapasão, em relação à vibração produzida.

Ao passo que a lâmina de metal se desloca para a extremidade livre do dente do diapasão, ocorre uma mudança na distribuição de massa ao longo do dente.

Passo 2

A massa (lâmina de metal) se move em direção à extremidade livre do instrumento, se afastando da extremidade fixa do mesmo.

Desse modo, com a distribuição da massa ao longo do comprimento do dente, torna-se cada vez mais difícil para o instrumento oscilar, uma vez que a vibração produzida na extremidade livre amortece a vibração do dente.

Passo 3

Com isso, a vibração causada diminui o seu tom e, com o movimento da lâmina em direção à extremidade livre, diminui a frequência das ondas produzidas pelo dente, aumentando seu comprimento de onda.

Portanto, ao passo que a lâmina de metal se move em direção à extremidade livre do dente do diapasão, a distribuição de massa sobre seu comprimento amortece a vibração do instrumento, resultando em uma diminuição da frequência das ondas produzidas e, consequentemente, no aumento de seu comprimento de onda.

Resposta

Ao passo que a lâmina de metal se move em direção à extremidade livre do dente do diapasão, a distribuição de massa sobre seu comprimento amortece a vibração do instrumento, resultando em uma diminuição da frequência das ondas produzidas e, consequentemente, no aumento de seu comprimento de onda.

Exercícios de Livros Relacionados