Enunciado

Pode um vetor ter módulo igual a zero se um de seus componentes é não-nulo? Explique.

Passo 1

NÃO!! Isso não é possível.

Calmaa, sem desespero, eu vou mostrar o porquê.

Para verificar que não é possível vamos utilizar a fórmula para calcular o módulo de um vetor qualquer   a → , que tem duas dimensões:

a → = x 2 + y 2

Vem aqui, e pensa juntinho comigo. Se eu tenho que somente a componente y   é zero, então poderíamos reescrever o módulo desse vetor como:

a → = x 2

Mas x ≠ 0 , então o módulo também terá um valor diferente zero né?

O único jeito do módulo ser zero é as duas componentes serem zero, que aí ficaríamos com raiz quadrada de zero que daria zero, beleza?

Então temos que se somente um dos componentes é zero, o módulo do vetor nunca será zero.

Resposta

Não é possível. Um vetor só terá módulo nulo quando todas as suas componentes forem nulas.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Passe completo. O time de futebol americano da Enormous State University (ESU) usa deslocamentos vetoriais para registrar suas jogadas, com a origem tomada na posição da bola no centro do campo. Em um
Três vetores, a → , b → e c → , têm o mesmo módulo, 50m , e estão em um plano x y . Os ângulos dos vetores em relação ao semieixo x positivo são 30 ° , 195 ° , e 315 ° , respectivamente. Determine (a)
Três vetores, a → , b → e c → , têm o mesmo módulo, 50m , e estão em um plano x y . Os ângulos dos vetores em relação ao semieixo x positivo são 30 ° , 195 ° , e 315 ° , respectivamente. Determine (c)
Se B → é somado a C → = 3 i ^ + 4 j ^ , o resultado é um vetor no sentido do semi-eixo y positivo, com um módulo igual ao de C → . Qual o módulo de B → ?
Se d 1 →=3 i →- 2 j →+ 4 k → e d 2 →=- 5 i →+ 2 j →– k → , determine d → 1 +d → 2 . d → 1 × 4 d → 2 .