A potencia máxima especificada sobre o resistor é a maior potencia que pode ser dissipada no resistor, sem que ele atinja a temperatura demasiadamente elevada. (a) Se a potencia máxima que um resistor de pode suportar é igual a 5,0 W, qual é a diferença de potencial máxima permitida nos terminais do resistor? (b) Um resistor de deve ser conectado a uma fonte de tensão de 120 V. Qual é a potencia máxima necessária? (c) Um resistor de e outro de , ambos com potencia máxima de 2,0 W, são conectados em série através de uma diferença de potencia, sem que ocorra superaquecimento em qualquer dos resistores, e qual é a taxa de calor gerada em cada resistor sob essas condições?
Passo 1
A corrente e, portanto, a potência, dependem da diferença de potencial entre o resistor.
Passo 2
- A diferença de potencial máxima permitida nos terminais do resistor é dada por:
- E a potencia máxima necessária:
- Se o resistor maior gerar 2,00 W, o menor gerará menos e, portanto, será seguro. Portanto, a potência máxima no resistor maior deve ser 2,00 W. Usaremos para encontrar a corrente máxima através da combinação de séries e usaremos a lei de Ohm para encontrar a diferença de potencial na combinação.
Passo 3
Passo 4
Nos dá que:
A mesma corrente flui através de ambos resistores, e sua resistência equivalente é de . A lei de Ohm dá
Portanto,
E
Se todos os resistores em uma combinação de séries tiverem a mesma potência, é a maior resistência que limita a quantidade de corrente.
Resposta
- ; .