Enunciado
Física - Fundamentos de Física Volume 2 - Gravitação, Ondas e Termodinâmica - 10ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 10º - Capítulo 14.2 - Ex. 12
A profundidade máxima a que um mergulhador pode descer com um snorkel(tubo de respiração) é determinada pela massa específica da água e pelo fato de que os pulmões humanos não funcionam com uma diferença de pressão (entre o interior e o exterior da cavidade torácica) maior que . Qual é a diferença entre os valores de para a água doce e para a água do Mar Morto (a água natural mais salgada do mundo, com uma massa específica ) ?
Passo 1
Para responder ao solicitado no enunciado, precisamos lembrar da expressão que fornece o valor da pressão para uma dada profundidade :
E o enunciado nos diz que a pressão máxima que aguentamos é . Então, vamos descobrir a altura equivalente a essa pressão em cada tipo de água. Ela vai variar por causa da densidade, apenas, já que e vão ser iguais nos dois casos. Veremos!
Passo 2
Quando o mergulhador atinge a profundidade máxima na água:
Como :
Com isso, temos:
Assim, a profundidade máxima que o mergulhador pode alcançar na água é dada por
Passo 3
Quando o mergulhador atinge a profundidade máxima no Mar Morto:
Novamente, como :
Logo, a profundidade máxima que o mergulhador pode alcançar no Mar Morto é dada por
Passo 4
Portanto, a diferença entre as profundidades máximas que podem ser alcançadas pelo mergulhador no Mar Morto e na água é dada por (lembrando que a densidade da água é aproximadamente e a do Mar Morto é aproximadamente ):
Podemos colocar em evidência e substituir os valores que temos: