Enunciado

Se a queda de potencial em um resistor é V , a potência fornecida ao resistor é P . Se a queda de potencial aumentar para 2 V , qual será a potência fornecida, então, ao resistor? (a) P , (b) 2 P , (c) 4 P , (d) P / 2 , (e) P / 4 .

Passo 1

Fala galera, tudo tranquilo? Então, esse problema é bastante semelhante ao anterior. Porém, ao em vez de ser dado a corrente, foi dado a diferença de potencial. Assim, o melhor a se fazer é utilizar a relação:

P = U 2 R

pois é dado que R permanece constante.

Passo 2

No início, temos

P = V 2 R

Ao aumentar a queda de potencial para 2 V , temos

P ' = 2 V 2 R = 4 V 2 R = 4 P P ' = 4 P

Resposta

A resposta correta é a letra (c).

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma válvula diodo de era pré-transistor contém um par de placas planas paralelas de espaçamento d , no vácuo. Estabelece-se entre elas uma diferença de potencial V . Um feixe de elétrons com secção tr
A condutividade de um cilindro de comprimento l e área transversal S cresce linearmente com a distância, assumindo o valor σ 0 numa extremidade e σ 1 na outra. Calcule a resistência total do cilindro.
Uma corrente elétrica de 3.6A flui através da lâmpada do farol de um automóvel. Quantos coulombs fluem através dessa lâmpada em 3.0h .
6- Considere o fio com calibre 18 do Exemplo 25.1 . Quantos átomos há em 1.0 m 3 de cobre? Considerando a densidade dos elétrons livres dada no exemplo, quantos elétrons livres há por átomo de cobre?
7- A corrente elétrica que passa em um fio varia com o tempo de acordo com a seguinte equação I = 55 [ A ] - 0.65 A s 2 t 2 ( a ) Quantos coulombs passam através da seção reta do fio no intervalo de t