Enunciado

Passo 1

Como o ponto P está na linha que conecta os segmentos retos do condutor, esses segmentos não contribuem para o campo magnético em P. Portanto, podemos usar a expressão para o campo magnético no centro de um anel para encontrar B_P .

Vamos expressar o campo magnético no centro de um anel de corrente:

B = (mu_0 I)/(2 R)

onde R é o raio do anel.

Expresse o campo magnético no centro de meio anel de corrente:

B = (1)/(2) (mu_0 I)/(2 R) = (mu_0 I)/(4 R)

Passo 2

Substitua valores numéricos e avalie B:

B = ((4 pi xx 10^(- 7) N // A^2) ( 15 A ))/(4 ( 0.20 m )) = 24 mu T p a r a f o r a d a p á g i n a

Resposta

B = ((4 pi xx 10^(- 7) N // A^2) ( 15 A ))/(4 ( 0.20 m )) = 24 mu T p a r a f o r a d a p á g i n a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Suponha, na Fig. 31 -46 que as correntes idênticas i estejam todas apontando para fora da página. Qual é a força por unidade de e comprimento (módulo, direção e sentido) sobre qualquer um dos fios?
Dois fios paralelos, retilíneos e longos separados por 0,75 cm estão perpendiculares ao plano da página, como é mostrado na Fig. 31-43. O fio I transporta uma corrente de 6.5 A para dentro da página.
Dois fios paralelos, retilíneos e longos, estão separados de uma distância de 10 cm e, cada um deles transporta uma corrente de 100 A. A Fig. 31-45 mostra uma seção transversal, com os fios dispostos
Dois fios longos, separados por uma distância d transportam correntes iguais i antiparalelas, como se vê na Fig. 31-47. (a) Mostre que o módulo do campo magnético no ponto P que é equidistante dos fio
Na Fig. 31-46 qual é a força por unidade de comprimento, em módulo, direção e sentido, atuando sobre o fio inferior à esquerda? As correntes idênticas i têm os sentidos indicados na figura.