Os trilhos de aço de uma estrada de ferro são dispostos em segmentos de 12,0   m de comprimento ligados pelas extremidades. Os trilhos são instalados em um dia de inverno, de temperatura a - 2   ° C . a) Qual o espaço que deve ser mantido entre dois segmentos de trilhos adjacentes de modo que eles se toquem em um dia de verão com uma temperatura de 33   ° C ? b) Caso os trilhos estivessem inicialmente em contato, qual seria a tensão sobre eles em um dia de verão a uma temperatura de 33   ° C ?

Passo 1

Bom, para o caso da letra a) basta usarmos a equação de dilatação linear para calcularmos a variação dos trilhos, essa variação será exatamente o valor do comprimento do espaço que deve ser mantido entre os trilhos. Pela equação de dilatação linear:

∆ L = L 0 α ∆ T

Substituindo o comprimento inicial dos trilhos, o coeficiente de dilatação linear do aço e a variação de temperatura dada no enunciado:

∆ L = 12,0   m 1,2 × 10 - 5   ° C - 1 33 ° C - ( - 2 ° C )

∆ L = 5,0   m m

Mas, como as duas barras vão crescer, devemos considerar essa variação das duas, ou seja:

2 × 5 = 10   m m

Passo 2

b) Nesse caso a gente considera que os trilhos já estão juntos, sem nenhum espaço entre eles, então quando a temperatura subir, eles irão tentar expandir, mas não poderão por conta dos trilhos adjacentes causando uma tensão entre eles. Vamos usar a equação de tensão térmica para calcular a tensão dos trilhos:

F A = - Y α ∆ T

Substituindo os valores de cada grandeza, usando o modulo de Young para o aço e a mesma variação de temperatura, a gente fica com:

F A = - 2,0 × 10 11   P a 1,2 × 10 - 5   ° C - 1 33   ° C - ( - 2   ° C )

F A = - 8,4 × 10 7   P a

Resposta

a   ∆ L = 5,0   m m

b   F A = - 8,4 × 10 7   P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma fita de aço é colocada ao redor da Terra no equador quando a temperatura é de 0°C. Qual será a folga entre a fita e o solo (assumida como uniforme) se a temperatura da fita aumentar para 30°C? Neg
Mostre que a mudança na densidade ρ de um material isotrópico devido a um aumento na temperatura Δ T é dada por Δ ρ = - β ρ Δ T .
Uma haste de comprimento L A , feita do material A, é colocada ao lado de uma haste de comprimento L B , feita do material B. As hastes permanecem em equilíbrio térmico entre si. (a) Mostre que, embor
Um disco sólido de raio r e massa m está girando em torno de um eixo sem atrito através de seu centro e perpendicular ao disco, com velocidade angular ω 1 na temperatura T 1 . A temperatura do disco d
O espelho de vidro Pyrex de um telescópio tem um diâmetro de 170 polegadas. A temperatura do local onde o telescópio foi instalado varia de - 16 ° C a 32 ° C . Qual é a maior variação do diâmetro do t