Enunciado

Use o teorema impulso-momentum para determinar em quanto tempo um objeto em queda leva para aumentar sua rapidez de 5,5 m/s para 10,4 m/s.

Passo 1

O teorema impulso-momentum correlaciona a força aplicada por um determinado tempo (impulso) em um corpo com a variação da sua velocidade, que está ligada a seu momentum.

A seguinte equação descreve o teorema:

I → = ∆ p →

Onde I → e p → são respectivamente o impulso e o momentum do corpo. Essa equação pode ser reescrita em termo de escalares, assim:

F ∙ t = m v f - v i

Onde F , t, m e v 1 e v f são, respectivamente, a força aplicada, o tempo de ação da força, a massa do corpo e as velocidades inicial e final do corpo no intervalo de tempo avaliado.

Passo 2

Nossa incógnita vai ser t , o tempo de ação da força que ocasiona o impulso, que é também o tempo de queda entre as velocidades 5,5 m/s e 10,4 m/s.

Nesse caso, sabemos que é a força gravitacional que age. Vamos reescrever a expressão de forma a isolar a nossa incógnita, o tempo, assim:

t = m v f - v i F

A força gravitacional é definida por m ∙ g , onde consideramos que g = 10   m / s 2 .

Passo 3

Temos todos os dados que precisamos, com exceção da massa. Porém, no cálculo, não vai ser necessário: ela vai ser cortada na fração!

Só basta aplicar na equação que separamos pra determinar o tempo t . Teremos:

t = m v f - v i F = m v f - v i m ∙ g =

= v f - v i g

Agora, aos valores:

t = 10,4 - 5,5 10 = 4,9 10

∴ t = 0,49   s

Esse é o tempo pro aumento da velocidade.

Resposta

t = 0,49   s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

(b) Descreva o movimento das duas extremidades do bastão no referencial do centro de massa do bastão.
26. Um bastão, com a extremidade mais massiva que a outra é lançado, é lançado no ar, a um ângulo não nulo com a vertical.(a) Descreva a trajetória do centro de massa do bastão no referencial do chão.
20. Uma zarabatana dupla é mostrada na figura 8-41. O ar é soprado no lado esquerdo, e duas ervilhas idênticas A e B estão colocadas dentro de cada canudo, como mostrado. Se a zarabatana é mantida na
30. Um carro de 2000 K g viajando a 90 K m / h bate contra uma parede imóvel de concreto.(a) Estime o tempo da colisão, supondo que o centro do carro percorre metade de sua distância até a parede, com
31. Em corridas de vagonetes ferroviários movidos a alavanca manual, uma rapidez de 32,0K m / h foi atingida por equipes de quatro pessoas. Um vagonete de 350K g de massas se move com esta rapidez, at