Visto de um referencial inercial, um objeto se move em círculo. Quais, se alguma, das seguintes afirmativas devem ser verdadeiras?

(a) Uma força resultante não-nula atua sobre o objeto.

(b) O Objeto não pode ter uma força radial para fora atuando sobre ele.

(c) Pelo menos uma das forças que atuam sobre o objeto deve apontar diretamente para o centro do círculo.

Passo 1

Item (a)

Verdade. A velocidade de um objeto se movendo em um círculo está mudando continuamente independentemente da velocidade do objeto estar mudando. Há mudança no vetor de velocidade, o vetor de aceleração e a força de atrito agindo sobre o objeto que aponta para o centro do círculo. Esta força de atrito funciona como força centrípeta.

Passo 2

Item (b)

Falso. A única condição que deve ser satisfeita para que o objeto se mova ao longo de um caminho circular é que a força resultante agindo sobre ele seja radialmente para dentro.

Passo 3

Item (c)

Falso. Novamente, a única condição que deve ser satisfeita para que o objeto se mova ao longo de um caminho circular é que a força resultante agindo sobre ele é radialmente para dentro.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados