Você descobre que o forno de micro-ondas não está funcionando e resolve esquentar a água para fazer chá agitando uma garrafa térmica. Suponha que a água da torneira está a 19 ° C , a água cai 32   c m a cada sacudida, e você dá 27 sacudidas por minuto. Supondo que a perda de energia térmica pelas paredes e pela tampa da garrafa térmica é despezível, de quanto tempo (em minutos) você precisa para aquecer a água até 100 ° C .

Passo 1

Vamos começar encontrando uma expressão para a energia total que deve ser transferida para água para aquecê-la de 19 ° C até 100 ° C :

E = m c Δ T

A cada vez que a água é chacoalhada, e forçada a percorrer uma distância vertical h = 32   c m , a energia transferida para a água é:

Δ U = m g h

Então a quantidade total de chacoalhadas necessárias é:

n = E Δ U = m c Δ T m g h = c Δ T g h

n = 4186,8 100 ° C - 19 ° C ( 9,8 ) ( 0,32 ) = 1,081   .   10 5

Passo 2

Se você dá 27 sacudidads por minuto, quanto tempo vai levar para completar todas as sacudidade necessárias?

Δ t = 1,081   .   10 5 27 = 4,0   .   10 3   m i n u t o s

O que corresponde a pouco menos de três dias inteiros.

Resposta

São necessários 4,0   .   10 3 minutos para aquecer a água até 100 ° C .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

As unidades de calor específico c são J/kg · K, mas as unidades de calor de fusão L f ou calor de vaporização L v são simplesmente J/kg. Por que as unidades de L feL v não incluem o fator K - 1 para l
Nós temos sorte de a Terra não estar em equilíbrio térmico com o Sol (visto que a temperatura na superfície do Sol é 5.800 K). Mas por que a Terra e o Sol não estão em equilíbrio térmico?
Por que um dia quente e úmido nos trópicos costuma ser mais desconfortável para os seres humanos que um dia quente e seco no deserto?
Um pedaço de folha de alumínio que enrola uma batata assada pode, em geral, ser manuseado sem riscos alguns segundos depois que a batata é retirada do forno. Contudo, o mesmo não é verdade a respeito
Uma garrafa térmica para o hélio líquido. Um físico usa um recipiente cilíndrico metálico com diâmetro de 0,090 m e altura de 0,250 m para armazenar hélio líquido a 4,22 K; nessa temperatura, o calor