Enunciado
Física - Randall D. Knight - Eletricidade e Magnetismo- Ed: 2º - Capítulo 26.Exercícios e Problemas - Ex. 10
Você dispoe de duas esferas metálicas neutras e fixas em suportes de madeira. Descreva um procedimento para eletrizar as esferas de forma que elas fiquem com cargas opostas e de valores absolutos exatamente iguais. Use diagramas de carga para ilustrar o procedimento.
Passo 1
Fala galera, tudo bom com vocês?
Vem comigo pra fazer essa questãozinha aqui!
Use o modelo de carga e o modelo de um condutor como um material através do qual os elétrons se movem.
Passo 2
O carregamento de duas esferas neutras com cargas opostas, mas iguais, pode ser feito por meio das quatro etapas a seguir.
- Toque as duas esferas de metal neutras juntas.
- Traga uma haste carregada (digamos, positiva) perto (mas sem tocar) de uma das esferas (digamos, a esfera esquerda). Observe que as duas esferas ainda estão se tocando e a carga líquida sobre elas é zero. A esfera direita tem um excesso de carga positiva exatamente da mesma quantidade que a carga negativa da esfera esquerda.
- Separe as esferas enquanto a haste carregada permanece perto da esfera esquerda. A separação de carga permanece nas esferas.
- Afaste a haste carregada das duas esferas. As cargas separadas se redistribuem uniformemente sobre as superfícies de esfera de metal
Resposta
Ver resolução
Exercícios de Livros Relacionados
(a) Use a Equação 38-37 para calcular o gap de energia supercondutora para o estanho e compare seu resultado com o valor medido de 6,00 × 10–4 eV. (b) Use o valor medido para calcular o valor mínimo d
Qual é a probabilidade de um elétron de condução na prata ter uma energia cinética de 4,90 eV em T = 300 K?
Aproximadamente quantos estados de energia com energias entre 2,00 eV e 2,20 eV estão disponíveis para os elétrons em um cubo de prata medindo 1,00 mm de lado?
A densidade dos estados do elétron em um metal pode ser escrita g (E) = AE1 / 2, onde A é uma constante e E é medido a partir da parte inferior da banda de condução. (a) Mostre que o número total de e
Mostre que () 2123-F 23 = ENEEg (Equação 38-43) segue da Equação 38-41 para g (E) e da Equação 38-22a para EF.