O volante de certa máquina possui momento de inércia igual a 2,50   k g ⋅ m 2 em torno do seu eixo de rotação. Qual é o torque constante necessário para que, partindo do repouso, sua velocidade angular atinja o valor de 400   r e v / m i n em 8,0 s ?

Passo 1

Eaee, belezinha?? ! Vamos entender o enunciado, que começa nos dando o momento de inércia do volante em torno do seu eixo de rotação, definido como:

I = 2,50   kg⋅ m 2

Agora ele tira esse volante da inércia, que começa a girar e alcança uma velocidade ω = 400   rev/min em um tempo t = 8   s . Passando essa velocidade angular para rad /s , teremos que:

ω = 400   rev/min ⋅ 2 π 60

ω = 41,9   rad/s

Sabendo disso, o enunciado quer saber da gente, qual o torque necessário para fazer com que o volante alcance essa velocidade angular.

Mas calma lá jovem, se a gente olhar na equação geral do torque, teremos a expressão:

τ = I α

Isto é, o torque resultante τ é resultado do produto entre o momento de inércia do corpo I e sua aceleração angular α . Repara que temos a velocidade angular final/inicial, e o tempo que foi gasto até atingir essa velocidade, podemos usar a equação:

α = ∆ ω ∆ t

Para descobrir a aceleração angular média, no intervalo ∆ t = 8   s .

Então bora lá ver como que fica essa brincadeira ai.

Passo 2

Aplicando a equação para aceleração angular média:

α = ∆ ω ∆ t

Como o volante estava parada a velocidade angular inicial é zero. Logo,

α = 41 ,   9   rad/s  - 0   rad/s  8   s

α = 5,24   rad/s²

Agora podemos calcular o torque!

Passo 3

Então se a gente pegar a equação do torque:

τ = I α

E substituir as informações que descobrimos, teremos que:

τ = 2,5   kg⋅m² × 5,24   rad/s²

τ = 13,1   N.m

Resposta

τ   = 13,1   N⋅m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

12.21. As especificações de um carro exigem que as velas de ignição sejam apertadas com um torque de 38 Nm. Você planeja apertá-las usando uma chave de roda com 25 cm de comprimento. Devido ao reduzid
12.20. Na figura EX12.20, qual é o torque resultante em torno do centro de massa?
44. A força F → = - 10 j ^N é exercida sobre uma partícula localizada em r → = 5 i ^ + 5 j ^ m . Qual é o torque sobre a partícula em torno da origem?
45. A força F → = - 10 i ^ + 10 j ^ N é exercida sobre uma partícula localizada em r → = 5 j ^m . Qual é o torque sobre a partícula em torno da origem?
Os halteres da FIGURA Q12.9 são todos de mesmo tamanho, e as forças exercidas têm todas o mesmo módulo. Ordene em sequência decrescente os valores absolutos dos torques de τ a , τ b e τ c . Explique o