Refração em Interfaces Esféricas

Ver Todos os Exercícios

Teoria

Esse capítulo é voltado para situações em que uma superfície esférica (com centro de curvatura C e raio de curvatura r ) separa dois meios diferentes.

Dessa forma, a luz emitida por um objeto pontual em um meio com índice de refração n 1 incidirá sobre a interface esférica com um meio de índice de refração n 2 . Como mostra a figura:

Atenção! As imagens formadas por refração em uma interface são virtuais quando estão do mesmo lado que o objeto e reais quando estão do lado oposto. Ou seja, é o contrário do que estávamos acostumados quando estudamos espelhos esféricos.

Então, cuidado para não dar mole com isso.

A relação entre os parâmetros mostrados na imagem acima é dada por:

n 1 p + n 2 i = n 2 - n 1 r

Lembrando que, assim como em espelhos planos, definimos que o valor de i será negativo para imagens virtuais, e i será positivo para imagens reais. Além disso, o valor de p será sempre positivo.

Quando o objeto estiver diante de uma interface refratora convexa o raio de curvatura r será positivo, e quando ele estiver diante de uma interface côncava o raio de curvatura r será negativo.

A imagem abaixo mostra uma interface refratora côncava.

Exercícios Resolvidos

Exercício Resolvido #1

Uma esfera de vidro de raio r = 5,0   c m   tem um índice de refração de 1,6 . Um peso de papel com uma altura h = 3,0   c m é fabricado cortanto a esfera ao longo do plano situado a 2,0   c m do centro da esfera.

O peso de papel é colocado sobre uma mesa e visto por um observador situado a uma distância d = 8,0   c m da superfície da mesa.

A que distância a superfície da mesa parece estar do observador?

Passo 1

Como queremos saber a que distância a superfície da mesa parece estar do observador, vamos começar considerando que é como se o nosso real observador estivesse sobre a mesa.

Vamos usar a seguinte equação:

n 1 p + n 2 i = n 2 - n 1 r

Nesse caso, como o real observador está na mesa, teremos que:

n 1 = 1,6

n 2 = 1

p = 3   c m

r = - 5   c m

Substituindo na equação, teremos:

1,6 3 + 1 i = 1 - 1,6 - 5

i = - 2,4

Passo 2

Baseado no valor que encontramos acima, o que vai acontecer é que, o observador vai parecer estar a uma distância d ' dada por:

d ' = d - i

d ' = 5 - - 2,4

d ' = 7,4   c m

Resposta

d ' = 7,4   c m

Exercício Resolvido #2

A figura abaixo um feixe de raios luminosos paralelos produzidos por um laser incide em uma esfera maciça transparente de índice de refração n .

a Se uma imagem pontual é produzida na superfície posterior da esfera, qual é o índice de refração da esfera?

b Existe algum valor do índice de refração para o qual é produzida uma imagem pontual do centro da esfera? Se a resposta for afirmativa, qual é esse valor?

Passo 1

a Se uma imagem pontual é produzida na superfície posterior da esfera, qual é o índice de refração da esfera?

Se a imagem é formada na superfície posterior da esfera, temos que i = 2 r . Além disso, como não sabemos exatamente onde está o laser e os raios chegam paralelos, podemos considerar p = ∞ . Logo:

n 1 p + n 2 i = n 2 - n 1 r

Onde o meio 1 é o ar, com índice de refração n 1 = 1 . Logo:

1 ∞ + n 2 2 r = n 2 - 1 r

n 2 2 r = n 2 - 1 r

n 2 2 = n 2 - 1

n 2 2 = 1

n 2 = 2

Passo 2

b Existe algum valor do índice de refração para o qual é produzida uma imagem pontual do centro da esfera? Se a resposta for afirmativa, qual é esse valor?

Para que a imagem esteja no centro da esfera, basta fazer i = r :

n 2 r = n 2 - 1 r

Isso só seria possível se n 2 → ∞   ou r → ∞ . Logo, não existe valor do índice de refração para o qual é produzida uma imagem pontual no centro da esfera.

Resposta

a n 2 = 2

b Não existe valor do índice de refração para o qual é produzida uma imagem pontual no centro da esfera.

Exercício Resolvido #3

Um objeto O está sobre o eixo central de uma superfície refratora esférica. Para cada problema a tabela abaixo mostra o índice de refração n 1 do meio em que se encontra o objeto, a o índice de refração n 2 do outro lado da superfície refratora, b a distância do objeto p , c o raio de curvatura r da superfície e d a distância da imagem i .

Determine os dados que faltam incluindo e se a imagem é real R ou virtual V e f se a imagem fica do mesmo lado da superfície que o objeto O   M ou do lado oposto O .

Atenção! Considere os dados referentes ao problema 34.

Passo 1

Os dados fornecidos pela tabela são:

n 1 = 1

a   n 2 = 1,5

c   r = + 30

d   i = + 600

Passo 2

b A distância do objeto p .

Para determinar o valor de p , podemos usar a seguinte equação:

n 1 p + n 2 i = n 2 - n 1 r

Reorganizando os termos, temos que:

p = n 1 n 2 - n 1 r - n 2 i

Substituindo os valores, teremos:

p = 1 1,5 - 1 30 - 1,5 600 = 71   c m

Passo 3

e Determine os dados que faltam incluindo se a imagem é real R ou virtual V .

A gente precisa olhar o valor da distância da imagem em relação ao espelho i , como ela é positiva, significa que a imagem é real ( R ) .

Passo 4

f Determine os dados que faltam incluindo se a imagem fica do mesmo lado da superfície que o objeto O   M ou do lado oposto O .

Como a imagem é real, significa que ela se forma do lado oposto à superfície refratora esférica ( O ) .

.

Resposta

a n 2 = 1,5

b p = 71   c m

c r = + 30

d i = + 600

e A imagem é virtual R .

f A imagem se forma do mesmo lado que o objeto O .

Exercícios de Livros Relacionados

RICO EM CONTEXTO Durante as ferias,voce esta merguIhando e usando uma mascara de mergulho que tem um bojo saliente para fora,com um raio de curvatura de 0,50 m.Como consequencia, existe uma superficie
Uma camada de 2,00 cm de espessura de água(n1=1,33) flutua sobre uma camada de 4,00 cm de espessura de tetracloreto de carbono(n=1,46)em um tanque.A que distancia abaixo da superficie superior da agua
Uma bola solida de vidro com 10,0 cm de raio tem indice de refracao igual a 1,500.A metade direita da bola e metalizada para que atue como um espelho concavo(Figura 32-63).Determine a posicao da image
(a)Mostre que uma pequena variacao dn no indice de retracao do material de uma lente produz uma pequena variacao na distancia focal df dada aproximadamente por dfff=-dn/(n-n_).(b)Use este resultado pa