Exame de Física 2 da UNICAMP - 2017.1 (diurno)
Física 2 - UNICAMP
Supondo que o hélio se comporta como um gás ideal monoatômico, se 2 mols de hélio sofreram um aumento de temperatura de 100 K a pressão constante, a energia transferida para o gás na forma de calor foi de aproximadamente:
a) 2.500 J;
b) 1.700 J;
c) 4.200 J;
d) 5.000 J;
e) 6.700 J;
Ver solução completaSe duas ondas progressivas dadas por e se combinam para formar uma onda estacionária em uma corda, a distância entre nós vizinhos é:
a) 2π/k;
b) π/k ;
c) k/2π;
d) vtπ;
e) 2vtπ;
Ver solução completaUma mola de constante elástica k = 12,0 N/m tem uma massa de 3,0 kg presa à sua extremidade. A massa é afastada +10,0 cm de sua posição de equilíbrio e então é liberada a partir do repouso. Qual é a velocidade da massa quando ela passa pela posição de equilíbrio?
a) +0,75 m/s;
b) –0,75 m/s;
c) +0,20 m/s;
d)–0,20 m/s;
e) –0,5m/s;
Ver solução completaNa figura mostrada, o bloco possui uma energia cinética de 3 J e a mola possui uma energia potencial elástica de 2 J quando o bloco está em x = +2 cm. Qual é a energia potencial elástica da mola quando o bloco está em está em x= -2 cm?
a) 5 J;
b) 2 J;
c) 1 J;
d) 0;
e) 1,5 J;
Ver solução completaSe um objeto na superfície da Terra tem peso P, qual seria o peso do objeto na superfície de um planeta com um sexto da massa da Terra e um terço do raio da Terra?
a) P;
b) P/3;
c) 3P;
d) 4P/3;
e) 3P/2;
Ver solução completaUma grande caixa d’água, aberta na parte de cima, tem um pequeno furo no fundo. Quando o nível da água está a 20 m acima do fundo da caixa, a velocidade da água que sai pelo furo é:
a) 2,5 m/s;
b) 20 m/s;
c) 40 m/s;
d) não pode ser calculada, a menos que seja fornecida a área do buraco;
e) não pode ser calculada, a menos que sejam fornecidas as áreas do buraco e do tanque;
Ver solução completaUm mol de um gás ideal sofre dois processos termodinâmicos em sequência. Primeiro, uma compressão adiabática de , , para , . Segundo uma expansão isotérmica para , .
(a) Considere o primeiro processo. O gás é monoatômico, diatômico ou poliatômico? Justifique.
(b) Qual é a temperatura T1 ao final do primeiro processo?
(c) Calcule o calor trocado no segundo processo. O gás recebe ou libera calor? (Dê sua resposta em função da constante dos gases ideias R).
(d) Desenhe o diagrama P-V indicando claramente os dois processos realizados pelo gás. Indique claramente no diagrama p0, V0, p1, V1, p2 e V2. (Não é necessário colocar os valores numéricos destas grandezas nos eixos do diagrama)
Ver solução completaUm tubo de órgão com uma extremidade aberta e a outra fechada é excitado em uma de suas frequências de ressonância. As extremidades aberta e fechada são, respectivamente:
a) um nó de pressão e um nó de deslocamento;
b) um nó de pressão e um nó de pressão;
c) um antinó de deslocamento e um nó de pressão;
d) um nó de deslocamento e um nó de deslocamento;
e) um antinó de pressão e um antinó de pressão;
Ver solução completaA figura abaixo mostra um esquema de um tubo de Pitot, que é usado para medir a velocidade do ar nos aviões. Ele é formado por um tubo externo com pequenos furos B (quatro são mostrados na figura) que permitem a entrada de ar no tubo; este tubo está ligado a um dos lados de um tubo em de U. O outro lado do tubo em forma de U está ligado ao furo A na frente do medidor, que aponta no sentido do movimento do avião. Em A o ar fica estagnado, de modo que . Em B, porém, a velocidade do ar é presumivelmente igual à velocidade do ar em relação ao avião. Considere a diferença de altura entre A e B desprezível.
a) Seja ρ a massa específica do líquido contido no tubo em U e h a diferença entre os níveis do líquido no tubo.Sendo a densidade do ar , encontre a expressão que determina a velocidade do avião.
b) Suponha que o tubo contém um liquido cuja massa específica é e que a diferença de nível medida é 40,0 cm. Qual é a velocidade do avião em relação ao ar? A massa específica do ar é .
Ver solução completa