P1 de Física 3 da UNICAMP - 2018.1 Noturno
Física 3 - UNICAMP
Duas esferas condutoras, de raios diferentes, têm ambas cargas . O que ocorre quando as duas esferas são ligadas por um fio condutor?
- as cargas negativas fluem da esfera menor para a esfera maior até que os campos elétricos nas superfícies das duas esferas se igualem;
- não há fluxo de cargas entre as esferas;
- as cargas negativas fluem da esfera maior para a esfera menor até que os potenciais das duas esferas se igualem;
- cargas negativas fluem da esfera menor para a esfera maior até que os potenciais das duas esferas se igualem;
- as cargas negativas fluem da esfera maior para a esfera menor até que os campos elétricos nas superfícies das duas esferas se igualem.
Uma carga positiva é distribuída uniformemente na metade inferior de uma haste e uma carga negativa é distribuída uniformemente na metade superior. Qual é a orientação do campo elétrico em um ponto sobre a mediatriz do segmento de reta que liga as duas cargas?
- ;
- ;
- ;
- ;
- zero .
Na figura abaixo há quatro cargas puntiformes (de mesmo módulo e sinais contrários) no vértices de um quadrado. Considere no infinito. Em qual(is) dos pontos médios (A, B ou C) o potencial é nulo?
- A e B;
- somente A;
- B e C;
- somente B;
- somente C.
Dois fios retilíneos de mesmo comprimento , separados por uma distância , estão uniformemente carregados com densidades lineares de carga e . Considerando o sistema de coordenadas abaixo, calcule:
- O vetor campo elétrico no ponto ;
- O potencial elétrico no ponto ;
- O trabalho que um agente externo deve realizar sobre uma carga para trazê-la desde o infinito até o ponto .
Uma haste isolante, carregada positivamente é trazida para perto de um objeto que está suspenso por um fio também isolante. Se o objeto é atraído pela haste, necessariamente, podemos dizer que:
- o objeto está carregado negativamente ;
- o objeto está carregado positivamente ;
- o objeto é um isolante ;
- o objeto é um condutor ;
- nada se pode concluir .
Uma partícula de carga é colocada do lado de fora de uma grande camada esférica condutora neutra. Em qualquer ponto do interior da camada, o campo elétrico produzido pelas cargas superficiais da camada aponta
- para a carga ;
- para longe da carga ;
- para a superfície;
- para longe da superfície;
- nenhuma das alternativas.
Oito gotas de água idênticas estão todas ao mesmo potencial , relativo ao potencial nulo no infinito. Elas se juntam para formar uma única gota esférica, cujo potencial deve ser:
- ;
- ;
- ;
- ;
- .
Uma grande camada esférica metálica está inicialmente descarregada. Ela está apoiada sobre um suporte isolante e tem um pequeno orifício na parte superior. Uma pequena tachinha metálica carregada com carga é baixada por um fio de seda através do orifício, até tocar o interior da camada. Qual é a carga da superfície externa da camada?
- ;
- ;
- 0 ;
- ;
- .
A força exercida por um campo elétrico uniforme sobre um dipolo elétrico é:
- paralela ao momento de dipolo ;
- perpendicular ao momento de dipolo ;
- paralela ao campo elétrico ;
- perpendicular ao campo elétrico ;
- nenhuma das alternativas .
Temos três pares de esferas. O par A consiste de duas esferas condutoras, o par B consiste de duas esferas não condutoras e o par C de uma esfera condutora e uma esfera não condutora. Se todas as esferas têm a mesma carga e em cada par as duas esferas estão separadas pela mesma distância, ordene o módulo da força eletrostática entre as duas esferas de cada par quando é positiva nas duas esferas.
A figura mostra a visão de perfil de três placas não condutoras de grande extensão densidades superficiais uniforme de cargas com valores , e (). Usando o princípio da superposição, determine
- O vetor campo elétrico nas regiões A, B, C e D;
- A diferença de potencial entre as placas com densidades e ;
- O trabalho do campo elétrico quando um elétron é deslocado entre as placas com densidade e .