P2 de Física 3 da UNICAMP - 2011.2 - Noturno
Física 3 - UNICAMP
A figura mostra um íon de massa e carga que é acelerado, a partir do repouso, pela aplicação de uma diferença de potencial entre sua posição inicial e o orifício que existe na placa metálica superior.
Na região acima desta placa é aplicado um campo magnético de intensidade , uniforme e perpendicular à folha. Este campo faz a trajetória do íon descrever um semicírculo, indo atingir a placa a uma distância .
Em termos de , , e , calcule:
- A velocidade do íon ao travessar o orifício da placa;
- A distância entre o ponto em que o íon passa no orifício e o ponto em que ele colide com a placa;
- Qual o sentido do vetor ? Justifique, fazendo representação vetorial na figura;
Considere o circuito abaixo levando em consideração que a bateria é ideal, de força eletromotriz , e que o capacitor encontra-se descarregado inicialmente.
Após ligar a chave , no tempo , calcule:
- A corrente que passa pelo resistor ;
- A corrente que passa pela chave , imediatamente após ser ligada ;
- A carga do capacitor e a corrente que passa pelo resistor , em função do tempo;
A barra da figura abaixo (fora de escala) é constituída de dois materiais. Ambos têm a mesma secção transversal quadrada de lado igual a .
O primeiro material tem resistividade de e de comprimento, enquanto o segundo material tem uma resistividade de e de comprimento.
Uma diferença de potencial de é aplicada entre as extremidades do conjunto (da barra). Calcule:
- A resistência entre as extremidades da barra;
- A corrente resultante no circuito;
- A densidade de corrente em cada material;
- O campo elétrico em cada material;
Um capacitor é composto de placas paralelas quadradas de lado e separadas por uma distância . Um bloco de material dielétrico, também de lado e espessura e de constante de permissividade é introduzido no capacitor, preenchendo completamente o espaço entre as placas.
- Escreva as expressões para as capacitâncias para a situação de vácuo entre as placas (sem o dielétrico) e quanto tem-se o dielétrico de constante de permissividade ;
- Calcule a variação (devido à colocação do dielétrico) de energia armazenada no caso das placas, quando a carga, nas placas da armadura é mantida constante;
- Calcule a mudança de energia armazenada (devido à colocação do dielétrico) quando a diferença de potencial entre as placas for mantida constante;
- Por fim, a placa é parcialmente deslocada, deixando um comprimento do espaço livre, qual será a nova capacitância?