P2 de Física 3 da UNICAMP - 2020.1

Ver tudo sobre
Física 3 - UNICAMP

Q 1 - A figura ao lado mostra um modelo do chamado filtro de velocidades. Nele, uma fonte de

partículas de massa m e carga elétrica q gera um feixe que é colimado por uma abertura. Esse feixe atravessa uma região do espaço que contém campos elétrico, E , e magnético, B , constantes e uniformes, de tal modo que apenas as cargas com determinado valor de velocidade v 0 , conseguem atravessar o filtro em trajetória retilínea e uniforme. A ideia do filtro de velocidades é que as cargas que tenham velocidades maiores ou menores que v 0

irão se defletir por causa da ação dos campos elétrico e magnético e vão se chocar com as placas positiva ou negativa do sistema. Mas como a figura mostra (através de linhas curvas grossas), algumas cargas com velocidade v ≠ v 0 , embora se defletam, não colidem com as placas e conseguem sair do filtro de velocidades. Se um anteparo for colocado próximo à saída do filtro de velocidades, ele mostrará uma mancha cuja largura vai corresponder a uma incerteza ou imprecisão, ∆ v = v - v 0 , da medida do filtro de velocidades. (Para facilitar os cálculos, considere que para as cargas que tenham v ≠ v 0 e conseguem sair do filtro de velocidades, a força resultante sobre elas é apenas ao longo da direção y e que ∆ v é pequeno o suficiente de modo que a componente da velocidade na direção x é v x ≈ v 0 , para obter um resultado aproximado).

a ) Obtenha uma expressão para ∆ v em função apenas das propriedades da partícula carregada, m e q , dos campos elétrico e/ou magnético, da velocidade v 0 e dos parâmetros geométricos do filtro de velocidades (ver na figura).

b ) Supondo que você possa mudar os valores da intensidade dos campos elétrico e magnético, qual dos dois campos (ou os dois) você mudaria, e de quanto você os mudaria, para que ∆ v diminua de 20% e a velocidade v 0 se mantenha a mesma? Explique.

Ver solução completa