P2 de Física I da UFF - 2022.2
- Considere uma partícula que realiza um movimento circular com rapidez constante. Sobre este movimento, podemos afirmar que
- Existe somente uma força atuando sobre a partícula.
- O movimento não é acelerado.
- A aceleração da partícula é constante.
- A magnitude da aceleração da partícula é constante.
- A direção da aceleração da partícula é tangente ao círculo.
Ver solução completa8. Um carro percorre uma curva de raio não inclinada. O coeficiente de atrito estático entre os pneus e o solo é de . Qual é a máxima velocidade com que o carro poderá fazer a curva sem derrapar.
3. Uma bola de borracha e outra de argila de mesma massa são arremessadas contra uma parede com velocidades inicias iguais. A bola de borracha ricocheteia e a de argla gruda na parede. Qual delas exerce maior impulso sobre a parede?
- A bola de argila, pois ela fica grudada.
- A bola de borracha, pois ela ricocheteia.
- Elas exercem impulsos iguais, pois possuem massas e velocidades iniciais iguais.
- Não há impulso, pois a parede não se move.
- A bola de argila, pois a parede exercesse um impulso maior sobre esta bola.
5. Na colisão entre dois corpos de massas e , onde , como estão relacionadas as magnitudes dos impulsos nos corpos de massas e ?
- O corpo de massa recebe um impulso de magnitude maior.
- O corpo de massa recebe um impulso de magnitude maior.
- Ambos os corpos recebem impulsos de magnitude iguais.
- A resposta depende da razão entre as massas.
- A resposta depende da razão entre os módulos das velocidades dos corpos.
9. Em , um objeto inicia um movimento circular de raio igual a a partir do repouso com aceleração tangencial constante de . Em que instante o módulo da sua aceleração tangencial é igual ao módulo da sua aceleração centrípeta?
3. Ao passar pelo ponto mais baixo de um loop circular de uma montanha russa de raio , a força normal aplicada no passageiro de massa igual a pelo banco sobre o qual ele está sentado é igual a . Quanto vale a velocidade do passageiro nesse ponto?
6. Um carro de massa igual a percorre uma estrada com velocidade constante, cujo peril está representado na figura abaixo, sem jamais perder contato com o solo. As afirmações em seguida se referem às forças que agem sobre ele no topo da colina e no fundo da depressão , ambas com o mesmo raio.
- A força normal aplicada sobre o carro é igual a nos dois pontos.
- A força normal aplicada sobre o carro é menor que no ponto .
- A força normal aplicada sobre o carro nos pontos e pode ser maior, menor ou igual a , dependendo da velocidade.
- A força normal aplicada sobre o carro é menor que no ponto .
- Nenhuma das alternativas anteriores.
7. Um projétil de é disparado horizontalmente com uma rapidez de contra um bloco de madeira de . O bloco de madeira se encontra em repouso. Após a colisão, o projétil fica incrustado no bloco de madeira. Sabendo que o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o solo é de , determine a distância aproximada percorrida pelo bloco após a colisão.
4. Uma bola de está suspensa por dois fios ideiais presos na haste horizontal que gira em torno de um eixo vertical como mostra a figura.
A bola descreve um trajetória circular horizontal de raio com rapidez de . O comprimento do fio vertical é de e do fio inclinado é de . Qual a tensão aproximada do fio vertical?
10. Duas bolas de mesmo massa sofrem uma colisão. A colisão é unidimensional. A bola tem rapidez inicial e colide com a bola em repouso. O gráfico da posição em função do tempo da bola é mostrado abaixo. A seta azul marca o instante da colisão ().
Qual das opções representa corretamente a posição em função do tempo para a bola ?
Ver solução completa