No SIMULINK, faça a soma de dois sinais: uma onda senoidal e um sinal de pulsos. Apresente o resultado graficamente. Para o bloco que gerará o sinal de pulsos, considere que os pulsos têm amplitude unitária, perído de 1   s e que a largura do pulso é 50 % do período. Para o restante dos blocos, use as propriedades padrão dos blocos do SIMULINK.

Passo 1

O exercício pede para plotarmos a soma de dois sinais: uma onda senoidal e um sinal de pulsos. Para isto, construiremos um modelo com quatro blocos:

  • A entrada do modelo é composta por dois blocos: um bloco “Sine Wave”, para gerar a onda senoidal, e um bloco “Pulse Generator”, para gerar os pulsos;
  • Um bloco para somar os dois blocos de entrada, chamado “Add”. Com esse bloco, faremos a soma dos dois sinais;
  • A saída do modelo será o bloco “Scope”, que plotará a soma dos dois sinais.

O enunciado dá as características que os pulsos devem ter, por isso, precisaremos acessar os parâmetros do bloco “Pulse Generator” para definirmos essas características.

O enunciado diz para usarmos as propriedades padrão pra o restante dos blocos, por isso, não precisaremos acessar os parâmetros de todos os blocos nesse exercício, somente os do “Pulse Generator”.

Passo 2

O primeiro passo é adicionarmos as entradas em um novo modelo. Vamos começar com o bloco Sine Wave. No menu à esquerda do “Simulink Library Browser”, procure a biblioteca “Sources”, ache o bloco “Sine Wave” e arraste-o para um modelo em branco:

Como o enunciado pediu para usarmos os parâmetros padrão dos blocos, não mexeremos mais com o “Sine Wave” por enquanto.

Vamos adicionar o bloco “Pulse Generator” ao nosso modelo. Assim como o “Sine Wave”, ele também fica na bilioteca “Sources”, ache-o e arraste-o para o modelo:

Precisamos mexer nas propriedades de “Pulse Generator”. Dê um duplo-clique sobre o bloco que você acabou de inserir para ter acesso aos parâmetros dele:

Os parâmetros destacados em vermelho acima são os que foram dados pelo enunciado, que diz que os pulsos têm amplitude unitária, período de 1   s e que a largura do pulso é 50 % do período. No campo “Amplitude”, temos que o padrão é um pulso de amplitude igual a 1 , logo, não precisamos mexer nesse parâmetro.

No campo “Período (secs)”, vamos que o padrão é um período de 10   s . Substitua o 10 por 1 , para que o pulso tenha o período pedido pelo enunciado.

No campo “Pulse width (% of period)”, vemos que a largura padrão é 5 % do período. Troque 5 por 50 para que o pulso tenha a largura exigida pelo enunciado.

Clicando em “OK” para definir as propriedades do “Pulse Generator”, podemos partir para o próximo passo, que é incluir o bloco que faz a soma dos sinais.

Passo 3

Para incluir o bloco que fará a soma, selecione a biblioteca “Math Operations” no menu à esquerda do “Simulink Library Browser”, procure o bloco Add e arraste-o para o nosso modelinho:

A próxima etapa é conectar os blocos “Sine Wave” e “Pulse Generator” às dus entradas do bloco “Add”, cada um em uma entrada. Com conexão entre os blocos, nosso modelinho fica assim por enquanto:

Passo 4

A saída de “Add” dará a soma da onda senoidal e dos pulsos e o resultado pode ser visualizado por meio de um gráfico gerado por um bloco “Scope”. Vá à biblioteca “Sinks”, procure o bloco Scope e insira-o no seu modelo:

Conecte a saída de “Add” a “Scope”:

Pronto! Agora, rode o programa para o SIMULINK calcular a soma das duas ondas. Quando a execução do programa terminar, clique duas vezes sobre “Scope” para ver o gráfico da soma das ondas.

Resposta

Exercícios Resolvidos de Introdução ao Simulink

Ver Teoria