Um óleo de densidade foi escolhido pelos estudantes de um projeto para lubrificar um motor. Qual a sua massa específica?
Passo 1
Olá! Esse é um exercício para calcular a massa específica , sendo que nossos amigos, estudantes como nós, já sabem a densidade do fluido.
Ué! Eles já sabem a densidade. Então essa já não é a massa específica?
Então! Massa específica e densidade são variáveis que tem a ver uma com a outra, mas não são exatamente a mesma coisa em MecFlu! Relaxa, no começo pode parecer confuso, mas vem comigo que agora você tira essa dúvida!
Muitas vezes usamos no nosso dia a dia o termo densidade quando na verdade queremos dizer massa específica. Tudo bem, isso é comum. Mas a dica de ouro para você não se enrolar mais com esses termos daqui para frente é:
Fica atento às unidades!
Repara que o enunciado deu a densidade e ela está sem unidade! O que isso significa? Que essa densidade é a densidade relativa, essa querida aqui:
E quem é o numerador dessa equação? Sim, a própria massa específica que queremos saber!
Então vamos substituir o que foi dado? Sabemos que
Além disso, vamos considerar que (esse valor vai andar sempre com a gente por aqui em MecFlu!). Estou usando a massa específica no Sistema Internacional, hein! A unidade é kg/m³.
Então:
Passando para o outro lado:
E encontramos a massa específica que os estudantes precisavam! Partiu próximo exercício? o/