Verifique se os compostos abaixo possuem a mesma fórmula molecular. Caso isso se confirme, indique o tipo de isomeria plana que ocorre entre eles.
metoxi-butano e etóxi-propano
ácido propanóico e etanoato de metila
propilamina e metil-etilamina
metil-propano e butano
etanal e etanol
2,2-dicloropropano e 1,2-dicloropropano
Passo 1
Primeiro não vamos nos assustar com a quantidade de letras, beleza?! Vamos fazer juntos e vai ser tranquilo!
Temos que começar colocando as fórmulas moleculares de cada um, o próprio exercício já deu essa dica. Vamos lá? Vamos!
Passo 2
Vamos seguir na ordem do exercício, na letra A, temos dois éteres, então sabemos que eles apresentam um oxigênio separando a cadeia e que em cada lado tem a quantidade de carbono apontado pelo nome. Então no caso do metóxi-butano teremos:
E para o etóxi-propano teremos:
Passo 3
Agora com a fórmula molecular dos dois iguais, e sabendo que eles apresentam a mesma função. Podemos observar que a diferença deles está na posição do oxigênio. Beleza! Descobrimos o primeiro então! Se trata de uma isomeria plana de posição!
Passo 4
Na letra B, vamos fazer a mesma coisa, mas agora com o ácido propanóico:
e o etanoato de metila:
Olhando para eles vemos que apresentam a mesma fórmula molecular, mas com funções orgânicas diferentes! Pronto, identificamos mais um tipo de isomeria: Eles apresentam a isomeria plana de função!
Passo 5
Bom, agora que já estamos craques em identificar a fórmula molecular e o tipo de isomeria, vamos fazer sem desenhar a fórmula estrutural? Vamos lá!
Na letra C temos o seguinte: propilamina e metil-etilamina, de cara vemos que os dois tem o mesmo grupo funcional, a amina (-). Na primeira identificamos que são três carbonos, pelo radical prop, ligados a amina. Então a fórmula molecular dele será: . No caso da metil-etilamina, nós temos uma ramificação de um carbono conectada a uma cadeia principal de dois carbonos, então teremos . Portanto, temos uma isomeria plana de cadeia!
Passo 6
Na letra D temos o metil-propano e o butano, vemos que os dois são hidrocarbonetos de cadeias abertas e ligações simples, cuja diferença se encontra na presença de uma ramificação. Mas vamos verificar as fórmulas moleculares para ter certeza! No metil-propano temos e no caso do butano temos também . Então, a letra D também apresenta uma isomeria de cadeia.
Passo 7
Na letra E temos o etanal e etanol. Percebemos de cara que eles têm o mesmo número de carbonos, mas com funções diferentes. Vamos ver suas fórmulas moleculares, no etanal temos e no etanol temos . Portanto eles não são isômeros! Nesse caso a diferença de função influenciou na quantidade de hidrogênios.
Passo 8
Na letra F temos o 2,2-dicloropropano e o 1,2-dicloropropano. Percebemos de cara que eles compostos quase iguais, com a única diferença na posição de um dos cloros. Portanto vemos que eles apresentam isomeria plana de posição!
Resposta
metoxi-butano e etóxi-propano: Isômeros de posição
ácido propanóico e etanoato de metila: Isômeros de função
propilamina e metil-etilamina: Isômeros de cadeia
metil-propano e butano:Isômeros de cadeia.
etanal e etanol: Não são isômeros
2,2-dicloropropano e 1,2-dicloropropano: Isômeros de posição