131. A montagem mostrada na figura consiste em uma barra de que é soldada a uma cruz representada por quatro braços de . A montagem é mantida por uma rótula em e por três conexões curtas, cada qual formando um ângulo de com a vertical. Para o carregamento mostrado, determine a tração em cada conexão, a reação a .
Passo 1
Primeiramente, para determinar o que o enunciado quer, temos que saber quais são as possíveis reações que podem ocorrer em .
Nessa situação com uma rótula segundo a figura do livro temos três reações possíveis, uma força na direção , uma força na direção e uma força na direção .
Para achar uma parte do que o enunciado pede, teremos que analisar a equação de equilíbrio referente ao momento, onde teremos que calcular os momentos na forma vetorial, pois vai facilitar a nossa análise.
Iremos calcular da seguinte maneira:
Onde:
representam as coordenadas do vetor que vai da origem da rotação até o ponto de aplicação da força;
são as componentes da força aplicada.
Então teremos o seguinte:
Nesse problema também teremos que usar a equação de equilíbrio referente a força na forma vetorial, da seguinte maneira:
Então precisamos expressar as forças de tração em sua forma vetorial, para termos as componentes de cada força em cada direção, mas ainda bem que o enunciado foi bonzinho e forneceu o ângulo que as forças de tração fazem com a vertical, assim fica fácil de decompor as forças.
Passo 2
Abrindo a equação presente no passo referente ao momento, temos:
Sabendo que:
Temos:
Logo:
Então temos o seguinte:
Passo 3
Do passo anterior achamos o seguinte:
Se multiplicarmos a equação por :
Agora fazendo
Agora se fizermos :
Agora, substituindo a equação na equação :
Substituindo esse resultado nas equações e , ficamos com:
Passo 4
Agora vamos analisar a equação de equilíbrio referente a força, presente no passo .
Então temos:
Com isso, chegamos ao seguinte sistema de equações: