Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Beer - Estática- Ed: 9º - Capítulo 4.Problemas - Ex. 144
Uma alavanca AB é articulada em C e presa a um cabo de controle em A. Se a alavanca for submetida a uma força vertical de 300 N em B, determine (a) a tração no cabo, (b) a reação em C
Passo 1
Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.
Precisamos determinar a tração no cabo AD e a reção em C. T é na direção do cabo (ângulo ). Para a reação em C encontraremos as componentes .
Olhando para a imagem do enunciado, podemos notar que todas as forças estão em (Newtons) e todas as medidas em mm (milímetros). Portanto não precisaremos fazer conversçoes.
Passo 2
Primeiramente consideraremos o triângulo ACD, representado abaixo, para determinar o ângulo : Aplicaremos a regra dos cossenos duas vezes, a primeira para encontra o seguimento AD, uma vez que o ângulo oposto a ele é conhecido (90°-20°), e depois aplicaremos para encontrar o ângulo .
Aplicando novamente para encontrar o seguimento CD:
Passo 3
Analisaremos agora o diagrama de corpo livre abaixo.
Podemos aplicar o somatório dos momentos em torno de C para determinar a tração T
=0
T indica a tração no cabo AD.
Passo 4
Nesse passo encontraremos a reação em C
Podemos aplicar o somatório das forças horizontais para encontrar a componente :
]
indica a reação horizontal no ponto X. Observe que o sinal foi negativo, o que indica que a direção da resultante é a mesma do diagrama de corpo livre, da esquerda para a direita.
Faremos agora o somatório de forças em verticais, temos que:
indica a componente vertical da reação em C. Observe que o sinal foi positivo, o que indica que a direção da resultante é a mesma do diagrama, de baixo pra cima.
Finalmente podemos encontrar o valor de C e sua direção:
Resposta
- Tração no cabo
- Reação em C