Enunciado

Determine as reações nos apoios.

Passo 1

Aqui, temos dois apoios A e B que possuem forças de reação devido às forças aplicadas na treliça. O nosso objetivo é exatamente descobrir o valor destas reações.

Primeiro, vamos construir o diagrama de corpo livre:

Agora você deve analisar o que seria interessante fazer para descobrir as reações.

Nós podemos aplicar o somatório de momentos em A para descobrir R_B :

sum M_A = 0

R_B sen 60 ° (8) - 4 (6) = 0

R_B = 3,46 k N

Agora vamos à análise das forças em y :

sum F_y = 0

A_y + R_B sen 60 ° - 4 = 0

A_y = 4 - 3,46 sen 60 °

A_y = 1 k N

E da análise das forças em x , temos:

sum F_x = 0

A_x - R_B cos 60 ° = 0

A_x = 1,732 k N

Resposta

R_B = 3,46 k N

A_y = 1 k N uarr

A_x = 1,732 k N ->

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma ciclista aplica uma força de 40N na alavanca de freio de sua bicicleta, conforme mostrado. Determine a tensão correspondente T transmitida ao cabo do freio. Despreze o atrito no pivô O.
Determine a magnitude da força P necessária para levantar uma extremidade da caixa de 250k g com o carrinho da alavanca, conforme mostrado. Declare quaisquer suposições.
Três cabos são unidos no anel de junção C . Determine as tensões nos cabos A C e B C causadas pelo peso do cilindro de 30k g .
A barra delgada uniforme de ângulo reto A O B tem massa m . Se o atrito no pivô O for desprezado, determine a magnitude da força normal em A e a magnitude da reação do pino em O .
Um lenhador deseja fazer com que o tronco da árvore caia colina acima, embora o tronco esteja inclinado para baixo. Com o auxílio do guincho W, que tensão T no cabo será necessária? O tronco de 1200l