O cilindro hidráulico CF, que controla parcialmente a posição da haste DE, foi travado na posição mostrada. O elemento BD tem 15 mm de espessura e está conectado em C à haste vertical por um parafuso de 9 mm de diâmetro. Sabendo que P= 2 kN e Ø= 75°, determine (a) a tensão de cisalhamento média no parafuso, (b) a tensão de contato em C no elemento BD.
Passo 1
- E aí gurizada tudo belezinha??? Antes de mais nada vamos desenhar o diagrama de corpo livre para facilitar os cálculos?
Agora gurizada devemos realizar o somatório de forças em x :D
Agora devemos realizar o somatório de forças em y :D
Passo 2
- Para calcularmos a tensão de cisalhamento média no parafuso
- Para calcularmos a tensão de contato em C no elemento BD
Passo 2
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
O parafuso longo passa pela chapa de 30 m m de espessura.Se a força na haste do parafuso for 8 k N , determine a tensão normal média na haste, a tensao de cisalhamento média ao longo da área cilíndric
O punção circular B exerce uma força de 2k N na parte superior da chapa A . Determine a tensão de cisalhamento média na chapa provocada por essa carga.
O acoplamento de gancho e haste está sujeito a uma força de tração de 5k N . Determine a tensão normal média em cada haste e a tensão de cisalhamento média no pino A entre os elementos.
Duas pranchas de madeira, cada uma com 12 mm de espessura e 225 mm de largura são unidas pela junta de encaixe mostrada na figura. Sabendo que a madeira utilizada rompe por cisalhamento ao longo das f
A força axial na coluna que suporta a viga de madeira mostrada é P= 75KN. Determine o menor comprimento L admissível para chapa de contato para que a tensão de contato na madeira não exceda 3 MPa.