Enunciado
Física - Hibbeler - Estática- Ed: 14º - Capítulo 10.Problemas - Ex. 22
Determine o momento de inércia da área sombreada em relação ao eixo .
Passo 1
Fala aí, galerinha do Responde aí. Tudo beleza? Vamos fazer mais uma questão de Estática.
Este problema nos pede para determinarmos o o momento de inercia em relação ao eixo da figura. Sabemos que ele é dado por:
Primeiro, temos que determinar o elemento diferencial, neste caso, ele vai ser paralelo ao eixo e ter a forma de um retângulo de base e altura . Neste caso, temos duas curvas que determinam a área. Temos:
Assim, o elemento de área vai ser:
Passo 2
Agora que já determinamos o elemento diferencial, vamos substituir estes termos na relação para o momento de inércia no eixo , temos:
Integrando:
É isso, galera, Bora resolver mais questões pra ficar craque.
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Quatro partículas, uma em cada um dos cantos de um quadrado de 2,0 m de lado, estão ligadas por barras sem massa (figura 9-45). As massas das partículas são m 1 = m 3 = 3,0 k g e m 2 = m 4 = 4,0 k g .
Uma bola de tênis tem 57 g de massa e 7,0 c m de diâmetro. Determine o momento de inércia em relação a seu diâmetro. Trate a bola como uma casca esférica fina.
Para o sistema de quatro partículas da figura 9-45, (a) determine o momento de inércia I x em relação ao eixo x que passa por m 2 e m 3 e (b) determine o momento de inércia I y em relação ao eixo y qu
A molécula de metano ( C H 4 ) possui quatro átomos de hidrogênio localizados nos vértices de um tetraedro regular de 0,18 n m de lado, com o átomo de carbono no centro do tetraedro (figura 9-48). Det
Um corpo maciço de massa m , colocado sobre uma superfície horizontal sem atrito, está preso a um fio que é enrolado em torno de um pilar cilíndrico vertical preso à superfície. Assim, quando o corpo