O estado de tensão que age sobre um ponto crítico na estrutura de um banco de automóvel durante uma colisão é mostrada na figura. Determine a menor tensão de escoamento para um aço que possa ser selecionado para fabricar o elemento estrutural com base na teoria da distorção máxima.

Passo 1

Primeiramente, sabemos que:

σ x = 560 M P a

σ y = 0 M P a

τ x y = - 175 M P a

Logo, as tensões principais serão dadas por:

σ 1,2 = σ x + σ y 2 ± σ x - σ y 2 2 + τ x y 2

Substituindo os dados e fazendo a conta, teremos:

σ 1 = 610,19 M P a

σ 2 = - 50,19 M P a

Passo 2

Agora, podemos utilizar a equação:

σ 1 2 + σ 2 2 - σ 2 σ 1 = σ a d m 2

Substituindo as tensões encontradas e resolvendo a expressão, teremos:

σ y = 636,8 M P a

Resposta

σ y = 636,8 M P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Resolva o Problema 10.69 usando a teoria da tensão de cisalhamento máxima. As duas tensões principais têm sinais opostos.
Resolva o Problema 10.71 usando a teoria da tensão de cisalhamento máxima. Ambas as tensões principais têm o mesmo sinal.
Se um eixo for feito de um material para o qual σ e = 350M P a , determine a tensão de cisalhamento por torção máxima exigida para provocar escoamento pela teoria da energia de distorção máxima.
A tensão de escoamento para um material plástico é σ e = 110M P a . Se esse material estiver sujeito ao estado plano de tensão e ocorrer uma falha elástica quando uma tensão principal for 120M P a , q
A chapa é feita de bronze Tobin, que escoa a σ e = 175M P a . Pela teoria de falha da tensão de cisalhamento máxima, determine a tensão de tração máxima σ x que pode ser aplicada à chapa, se também fo