Resolva o Problema 4.5 considerando que o caixote D foi removido e a posição do caixote C permanece inalterada.
Figura P4.5
Passo 1
Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.
Precisamos determinar a reação em cada uma das rodas da caminhote, considerando que o caixote D foi removido, ou seja, desconsiderando o caixote D na Figura P4.5. Chamaremos a reação em cada uma das rodas traseiras de e a das rodas dianteiras de .
É apresentada a massa dos dois caixotes () e da caminhote (). Devemos calcular o peso dos caixotes e da caminhote, multiplicando suas massas pela aceleração da gravidade (). Dessa forma:
Agora temos todas as forças peso em N (Newtons) e todas as medidas estão em m (metros). Portanto, não será necessário converter unidades.
Passo 2
Agora podemos considerar o seguinte diagrama de corpo livre:
As forças nas posições A e B foram representadas com e pois em cada uma dessas posições horizontais temos duas rodas.
Analisando o diagrama podemos aplicar o somatório dos momentos em torno de B para determinar as reações em cada uma das rodas traseiras ():
=0
indica a resultante em cada uma das rodas traseiras e o resultado positivo mostra que o sentido é o mesmo representado no diagrama de corpo livre, ou seja, para cima.
Passo 3
Uma vez determinadas as forças , faremos o somatório de forças verticais para determinar a força em cada uma das rodas dianteiras (). Temos que:
indica a resultante em cada uma das rodas dianteiras e o resultado positivo mostra que o sentido é o mesmo representado no diagrama de corpo livre, ou seja, para cima.
Resposta
- Reação em cada uma das rodas traseiras :
- Reação em cada uma das rodas dianteiras :