Sabendo que a intensidade da carga concentrada P é 340   N , (a) trace os diagramas de esforço cortante e o momento fletor para a viga A B , (b) determine o máximo valor absoluto do esforço cortante e momento fletor.

Passo 1

Bom galera, vamos começar calculando as forças de reação D e E , sabendo que a viga encontra-se em equilíbrio e por simetria D = E :

D = E = 1 2 3 ⋅ 750 + 340

→ D = E = 1 465   N

Passo 2

Show de bola, assim, o nosso diagrama de esforço cortante fica:

O máximo esforço cortante é:

V = 1465 - 240

→ V = 1225   N

Passo 3

Calma, tá quase acabando. Agora, o diagrama do momento fletor:

Então, a gente vê que o momento fletor máximo é:

M = 134   N ⋅ m

Resposta

V = 1225   N

M = 134   N ⋅ m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se o peso da viga é de W = 3 k N e o valor do ângulo dos cabos é θ = 30 . Trace os diagramas de cortante e momento fletor e (a) determine os esforços máximos absolutos.
Trace os diagramas de cortante e momento fletor e determine os valores máximos absolutos dos esforços na estrutura a seguir.
Para a figura do problema 7.43, determine (a) o valor de a para que o momento máximo seja o menor possível(b) o valor correspondente a M m á x . á (Use a dica do problema 7.55)
Trace os diagramas de cortante e momento fletor e determine os valores máximos absolutos dos esforços na estrutura a seguir.
Se o peso da viga é de W = 3 k N e o valor do ângulo dos cabos é θ = 60 . Trace os diagramas de cortante e momento fletor e (a) determine os esforços máximos absolutos.