Enunciado

Se o peso da viga é de W = 3 k N   e o valor do ângulo dos cabos é θ = 30 .   Trace os diagramas de cortante e momento fletor e (a) determine os esforços máximos absolutos.

Passo 1

Fala aí galera, vamos para mais um problema de estática. Para traçar os diagramas, primeiro devemos aplicar as equações de equilíbrio para determinar as reações.

∑ M a = 0

∑ F x = 0

∑ F y = 0

Aplicando as equações, teremos:

V D = 1,5 k N

V E = 1,5 k N  

Com os ângulos, podemos determinar as forças de tração nos cabos. Estas reações são verticais, mas temos que decompor elas:

F = 1,5 cos ⁡ 30 = 1,73 k N

Logo, fazendo os diagramas:

Passo 2

Como podemos ver no diagrama, os valores máximos são:

V = 1,5 k N

M = 0,5 k N m = 500 N m

Resposta

  1. V = 1,5 k N ; M = 500 N m
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para a viga e carregamento mostrados na figura, a trace os diagramas de esforço cortante e de momento fletor, b determine a intensidade e localização do máximo valor absoluto do momento fletor.
Resolva o Problema 7.83 considerando que o momento de 20k N ⋅ m aplicado em B é no sentido anti-horário.
a Trace os diagramas de esforço cortante e de momento fletor para a viga A B . b Determine a intensidade e a localização do máximo valor absoluto do momento fletor.
A viga A B , que esta disposta sobre o solo, sustenta a carga parabólica mostrada na figura. Considerando que a reação para cima do solo é uniformemente distribuída, a escreva as equações das curvas d
Para a viga e o carregamento mostrados nas figuras, a deduza as equações das curvas de esforço cortante e momento fletor, b determine a intensidade e a localização do máximo momento fletor.