Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Resistência dos materiais - 7ª Edição - Russel C. Hibbeler- Ed: 7º - Capítulo 6.Problemas - Ex. 105
A viga em T está sujeita a um momento fletor M = 15 kN.m direcionado, como mostra a figura. Determine a tensão de flexão máxima na viga e a orientação do eixo neutro. A localização y do centroide, C, deve ser determinada.
Passo 1
Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora!! Bom, nosso enunciado nos diz que essa viga tem um formato de T e um momento aplicado a 60° do eixo horizontal, e nos pede a tensão de flexão máxima e a orientação do eixo neutro.
A gente vai fazer isso calculando a linha neutra e o momento de inércia, depois é só utilizar a equação da tensão normal em função do momento fletor, então partiu!
Passo 2
Nosso primeiro passo será calcular nossa posição da linha neutra da viga e os momentos nos eixos y e z.
Aqui a gente vai utilizar os dois componentes do perfil, como é um “T” temos uma barra vertical e outra horizontal:
Aqui representa a altura da linha neutra (laranja), enquanto e representam os centroides de cada elemento, valendo, respectivamente, e . Assim, a linha neutra é calculada como:
Passo 3
Agora vamos calcular o momento fletor decompondo-o nos eixos e :
Passo 4
Pronto!! Com os momentos calculados, vamos calcular o momento de inércia. Lembrando que o momento de inércia de uma barra é dado por:
Às vezes precisamos do teorema dos eixos paralelos.
Para o cálculo do momento de inércia em vamos ter o eixo vertical (passando pelo centroide de ambas as barras, então não precisamos fazer o teorema dos eixos paralelos.
obs: É importante lembrar que o termo que está elevado a 3 sempre é o lado perpendicular ao eixo.
Já para o eixo vamos precisar aplicar o teorema dos eixos paralelos porque o eixo não coincide com os centroides, por isso é importante achar a distância da fórmula.
Lembrando que o momento é calculado em torno do eixo da linha neutra representado em laranja na qual como representado anteriormente.
Para a barra horizontal:
Logo:
Para a barra vertical:
Logo:
Somando-se os dois termos:
Passo 5
Agora que já temos todo o necessário para calcular nossas tensões, por que vamos esperar?? Só bora comigo.
Agora para achar a orientação do ângulo neutra vamos fazer utilizar a relação: