Sais que possuem cátions com elevado estado de oxidação, quando em solução aquosa, podem desencadear a reação de hidrólise ácida. Essa reação acontece devido ao alto poder polarizante desses cátions. Dessa forma, quando eles estão rodeados da água, atraem os pares de elétrons da água para si, de tal forma que “roubam” as hidroxilas da água, que se dissocia em e . O metal se liga às hidroxilas, formando hidróxidos, enquanto os gerados permanecem livres, deixando a solução ácida. A seguir temos um exemplo dessas reações:
Indique qual dos compostos listados poderia, por esse mecanismo, gerar a solução mais ácida.
Passo 1
Aqui a gente vai ter que, primeiramente, verificar se todos os compostos geram íons no meio e, em seguida, calcular os NOX deles. Aquele com maior NOX vai gerar a maior acidez, segundo o mecanismo apresentado. Bora lá.
Passo 2
é um compostos iônico. Quando em água, se dissocia nos seus íons. Basta saber qual é o NOX do cátion formado pelo . Lembrando que o tem NOX -1, como um bom halogênio:
Então vai formar o que, pelo mecanismo apresentado, vai causar hidrólise na água conforme:
Ou seja, cada mol do sal gera 3 mols de .
Passo 3
Agora é a vez do . Se a gente já sair logo calculando o NOX do e do , pode acabar se enrolando. Isso porque o é um composto formado por dois ametais, então ele apresenta ligações covalentes. Não vai formar cátions na água, então ele não poderá apresentar acidez pelo mecanismo descrito.
Baita de uma pegadinha viu.... Quem elaborou devia estar com ódio no coração.
Aí você olha no topo dessa página e vê “Elaboração Própria” kkkkk não tô com ódio no coração não! Relaxa..
Só to aqui pra te treinar ao máximo, jovem Padawan!
Passo 4
Próximo! é um compostos iônico, agora vamos ver o NOX do cátion formado pelo :
Passo 5
É a vez do , que é um compostos iônico. Agora vamos ver o NOX do cátion formado pelo :
Passo 6
E por último, mas não menos importante, o Esse cara é um compostos iônico, mas cuidado pra não sair calculado o NOX errado. Em água, os íons formados são:
O cátion formado tem NOX +1.