Teoria

A estatística é uma ciência de análise de dados. Aqui aprendemos a como coletar, organizar e analisar dados de forma que a gente possa tirar conclusões corretas a partir deles! Pensa aí nas pesquisas eleitorais, na análise de qualidade da água…o que mais tem é exemplo! 😉

Dados
Dados

Mas antes de entrar de cara no mundo dos dados a gente precisa de uma introdução à estatística pra aprendermos conceitos super importantes! Então se liga nesse vídeo super completo! 👇

📢 Clique para ver mais:

População e Amostra

População e Amostra são parâmetros super importantes da estatística! A população é todo o sistema da onde você quer obter uma informação, já a amostra é um pedaço dessa população que vai te dar a resposta!

Por exemplo, você vai fazer um exame de sangue e pra isso vão espetar uma agulha no seu braço e tirar um pouquinho de sangue. Esse sangue é a amostra!

-E quem seria a população?! 😖

A população nesse caso é todo o sangue do seu corpo! 😱 Entendeu a importância da Estatística?! 😍

Tipos de Variáveis

Quando fazemos um levantamento de dados, sempre estamos analisando uma variável. Seja ela numérica ou não! As variáveis podem ser divididas em dois grandes grupos, as variáveis qualitativas e quantitativas.

Vamos conhecer elas melhor!

Variável Qualitativa

Como o próprio nome diz, essa amostra não envolve números! Ela pode ser dividida em outros dois tipos:

  • Variável Nominal: Descreve informações como, cor dos olhos, sexo, etnia, etc.
  • Variável Ordinal: Por exemplo, bom, regular e ruim.

Variável Quantitativa

A variável quantitativa trás uma informação numérica, ela tambpem pode ser dividida em dois grupos:

  • Variável Discreta: têm um número contável de valores entre quaisquer dois valores, como por exemplo número de alunos e número de cômodos de uma casa.
  • Variável Contínua: têm um número infinito de valores entre dois valores quaisquer, como por exemplo uma medida, a duração de algo em tempo, o volume em litros, etc.

Se liga nesse resuminho de tipos variáveis:

Tipos de variáveis
Tipos de variáveis

Teoria da Amostragem

A teoria da amostragem nada mais é do que estudar as relações entre uma população e as amostras que são extraídas dela! Muitas vezes a gente não conhece algumas grandezas, que chamamos de parâmetros, da população (média, variância, proporção,...). Mas a gente pode estimar esses parâmetros através das nossas amostras!


Cada grandeza populacional tem a sua respectiva estatística amostral. Por exemplo, a média populacional pode ser estimada pela amostral . Outras relações são a variância populacional, e a variância amostral, o desvio-padrão da população, e o desvio-padrão amostral e por ai vai!

Tipos de Amostragem

Existem algumas formas de selecionar uma amostra. Por exemplo, podemos escolher 10 lápis numa caixa com 100 lápis ou podemos ter uma amostra de pessoas voluntárias a fazer um teste específico. Vamos conhecer os tipos de amostragem probabilísticos!?

  • Amostragem Aleatória Simples: como o nome já diz, a gente enumera a população e vai sorteando, com reposição, até a gente ter nossa amostra completa.

  • Amostragem Sistemática: N é o tamanho da população e a amostra deve ter tamanho n. Nesse caso a amplitude do intervalo de amostragem é a razão entre o tamanho da população e o tamanho da amostra;

  • Amostragem Estratificada: Acontece quando a nossa população pode ser dividida em subpopulações. Aí na hora de selecionar a amostra, teremos que escolher de forma igualmente proporcional elementos de todas as subpopulações.

Número de Amostras

O número de amostras possíveis para uma população depende se a extração é feita com ou sem reposição! No caso de extração com reposição, fazemos:

E no caso de extração sem reposição, fazemos:

Agora vamos praticar com exercícios!

Teoria da Amostragem

Exercícios de Livros Relacionados