Um artigo em Process Engineering (1992, Nº 71, pp. 46-47) apresenta um experimento fatorial, Com dois fatores, usado para investigar o efeito do p H e da concentração de catalisador sobre a viscosidade ( e S t ) do produto. Os dados são:

( a ) Teste os efeitos principais e interações usando α = 0.05 . Quais são as suas conclusões?

( b ) Faça um gráfico da interação e discuta a informação fornecida por esse gráfico.

( c ) Analise os resíduos desse experimento.

Passo 1

Bom galera, considerando a tabela o modelo estatístico linear do experimento é:

Y i j k = μ + τ i + β j + τ β i j + ϵ i j k i = 1,2 j = 1,2 k = 1,2 , 3,4

As hipóteses que teremos que testar são:

H 0 : τ 1 = τ 2 = 0 (Não tem efeito no pH)

H 1 : Pelo menos um τ i ≠ 0

H 0 : β 1 = β 2 = 0 (Não tem efeito da concentração do catalisador)

H 1 : Pelo menos um β j ≠ 0

H 0 : τ β 11 = τ β 12 = 0 (Não tem interação)

H 1 : Pelo menos um τ β i j ≠ 0

Passo 2

Beleza, agora usando o Minitab para fazer a análise de variância. Nós encontraremos:

( a )

Então, temos que o valor de P para o pH ( 0,026 ) é menor do que α = 0,050 . Portanto, rejeitamos a hipótese nula, logo vemos que o pH afeta a viscosidade do produto.

Já o valor de P para a concentração do catalisador ( 0,958 ) é maior que α = 0,05 . Então, não podemos rejeitar a hipótese nula e concluímos que a concentração do catalisador não afeta a viscosidade do produto.

Por último o valor de P para o valor da interação ( 0,000 ) é menor que α = 0,05 . Portanto, rejeitamos a hipótese nula e concluímos que há interação entra pH e concentração do catalisador.

Passo 3

Show de bola, ainda no Minitab, podemos gerar um gráfico da interação:

( b )

Com esse gráfico, podemos ver que há uma interação entre o pH e concentração de catalisador, uma vez que duas linhas estão conectadar uma à outra. A maior valor é mais efetiva na viscosidade do produto. Portanto, o nivél de 5,9 de pH com concentração de catalisador de 2,7 é mais eficaz.

Passo 4

Por fim, ainda no Minitab, geramos os gráficos dos resíduos:

( c )

No 1 º gráfico, temos a parcela de probabilidade normal de resíduos. Esse gráfico tem pontos que caem um pouquinho fora da linha reta, isso indica que há alguns problemas com a suposição de normalidade.

Já no 2 º e 3 º gráfico representam a parcela de resíduos versus pH e concentração do catalisador, respectivamente. O nível de pH 5,6 tem maior variabilidade na viscosidade do produto do que o nível de pH 5,9 . Os níveis de concentração do catalisador fornecem uma variabilidade parecida na viscosidade do produto.

E no 4 º gráfico de resíduos versus valor ajustado não temos nenhum padrão incomum.

Resposta

( a ) A viscosidade do produto é afetada pelo pH e não pela concentração do catalisador, mas a há interação entre o pH e a concentração do catalisador.

( b ) O nivél mais eficaz de 5,9 de pH com concentração de catalisador de 2,7 .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um artigo no periódico Rubber chemistry and technology (Vol. 47, 1974, pp.825-836) descreve um experimento que estuda a viscosidade Mooney da borracha em relação a muitas variáveis, incluindo a carga
Um artigo em Tropical Science (Proximate Composition of the Seeds of Acacia Nilotica var Adansonti (Bagaruwa) e Extração de Sua Proteína, 1992, Vol. 32, N.° 3, pp. 263-268) reportou uma pesquisa sobre
( a ) Estabeleça as hipóteses apropriadas. ( b ) Use a análise de variância para testar essas hipóteses com α = 0,05 . ( c ) Analise graficamente os resíduos desse experimento. ( d ) Estime os compone
Considere um fatorial 2 k sem réplicas e suponha que uma das combinações de tratamentos esteja faltado. Uma abordagem lógida a esse problema é estimar o valor que falta com um número que torne zero a
( a ) Calcule uma tabela de ANOVA para os efeitos e teste a curvatura com α = 0,05 . A curvatura é importante nessa região dos fatores? ( b ) Calcule os resíduos a partir do modelo linear e teste a ad