Encontrando probabilidades clássicas: Nos exercícios 29 a 34, um experimento probabilístico consiste em lançar um dado de 12 faces. Encontre a probabilidade do evento.

34. Evento F: sair um número divisível por 5.

Passo 1

Primeiramente precisamos reconhecer que trata-se de uma probabilidade clássica ou teórica, pois todos os resultados possuem a mesma chance de ocorrer, tendo em vista que as chances de sair quaisquer uma das 12 faces do dado são iguais.

Passo 2

O segundo passo é definir como se calcula a probabilidade clássica:

Probabilidade clássica (ou teórica) é usada quando cada resultado em um espaço amostral é igualmente possível de ocorrer. A probabilidade clássica para um evento E é dada por: P(E) = número de resultados no evento E/ número total de resultados no espaço amostral.

Passo 3

Sendo assim, devemos efetuar a divisão, vemos que o número de resultados é apenas 2, tendo em vista que apenas o próprio 5 e o número 10 são divisíveis por 5, e o espaço amostral é o número de faces do dado, ou seja, 12. Sendo assim:

2/12= 0,167

Resposta

0,167

Exercícios de Livros Relacionados

No laboratório de análises de amostras de um processo químico, cinco amostras do processo são analisadas diariamente. Além disso, uma amostra controle é analisada duas vezes por dia para verificar a c
Itens plásticos produzidos por uma operação de moldagem por injeção são verificados em relação à conformidades a especificações.Cada ferramenta contém 12 cavidades, em que os itens são produzidos, os
Em uma planta química, 24 tanques de retenção são usados para a armazenagem do produto final. Quatro tanques são selecionados ao acaso e sem reposição. Suponha que seis dos tanques contenham material
Demonstre o teorema 1.4.
Verifique que para dois eventos quaisquer, A1 e A2, temos que P A 1 ∪ A 2 ≤ P A 1 + P A 2 e que essa relação pode ser usada para n eventos.