Enunciado
Probabilidade e Estatística - Estatística Aplicada Farber e Larson- Ed: 6º - Capítulo 4.1 - Ex. 24
Eventos incomuns. No Exercício 20, seria incomum para um funcionário trabalhar duas horas extras? Explique seu raciocínio.
Passo 1
A tabela de distribuição de probabilidades dada no exercício 19 é mostrada abaixo, onde X é a variável aleatória de horas extras que um funcionário trabalha e P(X) é a probabilidade associada.
Passo 2
A tabela de distribuição de probabilidades mostra que a probabilidade de um funcionário trabalhar duas horas extras é de 0,15. Contudo, todos que trabalharam três, quatro, cinco ou seis horas, também trabalharam duas horas extras. Deste modo, a probabilidade de um funcionário trabalhar pelo menos duas horas extras é de 0,91 (91%), não sendo incomum.
Resposta
Não, porque a probabilidade é de 0,91 (91%).
Exercícios de Livros Relacionados
Análise gráfica. Nos exercícios 9 a 12, determine se a conjunto numérico representa uma variável aleatória discreta ou uma variável aleatória contínua. Explique seu raciocínio.Mortes anuais no trânsit
35. Escrito O valor esperado da análise de lucro e prejuízo feita por um contador é zero. Explique o que isso significa
36. Escrito Em um jogo de azar, qual é a relação entre uma “aposta justa” e seu valor esperado? Explique.
Determinando uma probabilidade faltante. Nos exercícios 25 e 26, determine o valor da probabilidade faltante em cada distribuição de probabilidade.
Identificando variáveis aleatórias discretas e contínuas. Nos exercícios 13 a 18, determine se a variável aleatória x é discreta ou contínua. Explique seu raciocínio.x representa a quantidade de neve