Pretende-se dimensionar o corredor de uma casa, de forma a permitir a passagem de duas pessoas, de maneira confortável, em 99   % dos casos. Considera-se preenchida a condição de conforto quando há uma folga de 5   c m entre os ombros de 2   pessoas e entre os ombros e as paredes. A largura dos ombros é uma variável aleatória normal média 45   c m e desvio padrão 3   c m . Pede-se:

a) que largura deve ter o corretor?

b) o projetista desenhou o corredor com 112   c m de largura; qual a probabilidade da passagem se dar de maneira confortável?

Passo 1

Falaaaaa rapaziada tudo blz?

Nessa questão do livro do Mauri guerra de estática indutiva ele pretende-se dimensionar o corredor de uma casa, de forma a permitir a passagem de duas pessoas, de maneira confortável, em 99   % dos casos. Considera-se preenchida a condição de conforto quando há uma folga de 5   c m entre os ombros de 2   pessoas e entre os ombros e as paredes. A largura dos ombros é uma variável aleatória normal média 45   c m e desvio padrão 3   c m . Pede-se:

a) que largura deve ter o corretor?

b) o projetista desenhou o corredor com 112   c m de largura; qual a probabilidade da passagem se dar de maneira confortável?

Precisa ficar assim não meus abençoados conforme você for vendo os passos vai perceber que ela é de boa.

Passo 2

Sabendo que o corredor deve ter 5   c m de foga entre o ombro de 2 pessoas, com uma variável aleatória normal de 45   c m

Temos que na (a) se determina a largura do corredor devemos determinar,

45 = x - 5 2 → x = 114,85   c m

Na letra (b) tendo o projetista determinado como 112   c m em projeto, para determinar a passagem de maneira confortável

112 = x - 5 0,5 → x = 95 %

Espero que eu tenha ajudado e te vejo no próximo desafio.

Até a próxima.

Resposta

a) 114,85   c m

b) 95 %

Exercícios de Livros Relacionados