Suponha que X e   Y tenham a seguinte distribuição conjunta:

b) Determine a f.p. de X Y   e, em seguida, calcule E ( X Y ) .

Passo 1

Vamos encontrar a função de probabilidade de X × Y .

A distribuição para a probabilidade de   X × Y está representada na tabela abaixo, onde p representa a probabilidade de ocorrência do evento.

Vamos, agora, calcular E X × Y .

Sabemos que:

E X × Y = ∑ i = 1 n ∑ i = 1 m x i × y i × p x i , y i

Assim, com base na tabela de probabilidades representada acima, basta calcularmos o produto dos termos de cada coluna e efetuarmos o somatório dos resultantes:

E ( X × Y ) = 1 × 0,1 + 2 × 0,2 + 3 × 0,1 + 4 × 0,2 + 6 × 0,4 + 9 × 0

= 0,1 + 0,4 + 0,3 + 0,8 + 2,4 + 0 = 4,0 .

Resposta

Portanto, E X × Y = 4,0

E a tabela que representa a função de probabilidade de X × Y é:

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Numa sala estão cinco crianças cujas idades são (em anos): 3, 3, 4, 5, 5. Escolhem-se três crianças ao acaso para formar uma trinca. X indica a idade da mais nova da turma, e Y à da mais velha. Calcul
(a) No Problema 3, calcule E ( X + Y )eV a r ( X + Y ) . (b) Se Z=a X + b Y , calcule a e b de modo que E ( Z ) = 10 e V a r Z =600 .
No Problema 2, obtenha as distribuições de X + Y e de X Y . Calcule E ( X + Y ) ,E ( X Y ) ,V a r ( X + Y ) ,V a r ( X Y ) .
Dois tetraedros (dados com quatro faces) com as faces numeradas de um a quatro são lançados e os números das faces voltadas para baixo são anotados. Sejam as v.a.:X: maior dos números observados; Y: m
(d) Como seriam as respostas anteriores se a primeira tira de papel não fosse devolvida à urna antes da segunda extração?