Na Tabela 2.4 tem-se a distribuição de freqüências dos salários de funcionários, agrupados em classes de amplitude 4. Na Figura 2.7 tem-se o respectivo histograma. Reagrupando-se os dados em classes de amplitude , obter-se-ia a seguinte tabela de frequências e o correspondente histograma (Fig. 2.20 (a)).
Se houvesse um número suficientemente grande de observações, poder-se-ia ir diminuindo os intervalos de classe, e o histograma iria ficando cada vez menos irregular, até atingir um caso limite com uma curva bem mais suave. Por exemplo, o comportamento da distribuição dos salários poderia ter a representação da Figura 2.20 (b). Esse histograma alisado é muito útil para ilustrar rapidamente qual o tipo de comportamento que se espera para a distribuição de uma dada variável. No capítulo referente a variáveis aleatórias contínuas, voltaremos a estudar este histograma sob um ponto de vista mais matemático. A interpretação desse gráfico é a mesma do histograma. Assim, nas regiões onde a curva é mais alta, significa uma maior densidade de observações. No exemplo acima, conforme se aumenta o salário, observa-se que a densidade de freqüência vai diminuindo.
Passo 1
Bom galera, a questão já encontra-se respondida, pois o objetivo do problema 12 é nos fazer observar algumas coisas.
Passo 2
Belezinha, a gente consegue notar pelo histograma, que a distribuição é normal. Quando alisamos o histograma isso fica mais notável ainda.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)