Gravimetria de Volatização
Produzido por Juliana EcheniqueTeoria
Opaaa, o que que é isso, que nome estranho é esse?!!
A gravimetria é um método de análise quantitativo, ou seja, a gente conhece a composição da nossa amostra mas queremos determar a massa do analíto!!
Mas antes da gente começar a falar de verdade de gravimetria de volatização, vamos dar um passo pra trás!!
Estamos falando de um método experimental, então temos que levar em conta a limitação dos instrumentos utilizados, para no final a gente chegar a um resultado coerente com o método. Então vamos conversar um pouquinho sobre algarismos significativos.
Algarismos Significativos
Vamos imaginar uma régua, aquela comunzinha que a gente ta acostumado mesmo:
Agora, qual é a medida marcada na régua?
Não da pra ter exatamente certeza, só sabemos que a medida é alguma coisa entre e . Então a gente diz que o último algarismo tem uma incerteza associada!
Mas o mais importante aqui é reconhecer a limitação do instrumento. Se tivermos, por exemplo que dividir essa medida, vamos dizer que é , por ?
O resultado vai ser , então quer dizer que a gente pode usar quantos números quisermos depois da vírgula?!
NÃO!!!
Para ajudar a gente nisso, temos algumas regrinhas!!!
- Adição e subtração
- Multiplicação e divisão
Quando a gente soma ou subtrai números com quantidades diferentes de algarismos significativos, a resposta deve ter o mesmo número de algarismos depois da vírgula que o menor número de algarismos significativos, por exemplo:
O resultado então deve ser !
Aqui a gente vai se ater apenas ao menor número de algarismos significativos:
Nesse caso a gente arredonda para !
Prontinho, podemos continuar!
Gravimetria de volatização
Como a gente falou lá em cima, a gravimetria é uma técnica analítica baseada na medida da massa de uma substância préviamente separada de outros constituintes! Mas o negócio aqui é como que essa separação vai acontecer!!
Na gravimetria de volatização o analito é isolado da amostra pela sua conversão e um gás de composição conhecida, e a partir da massa de gás produzido é que a gente consegue determinar a concentração do analíto, usando estequiometria!
Método direto
No método direto é utilizado energia química ou térmica pra volatilizar o componente de interesse que por sua vez é retido em um absorvedor com massa conhecida. O absorvedor é pesado e a diferença da massa inicial e final determina a quantidade de analíto!
Esse método é geralmente utilizado pra determinar a quantidade de água ou dióxido de carbono em uma amostra.
É muito importante que o absorvente seja seletivo e absorva apenas o analito!
Método indireto
No método indireto quantidade de água é estabelecida pela perda de massa da amostra durante o aquecimento, é menos satisfatório porque precisa ser considerado que a água seja o único componente volatilizado. Esta consideração é freqüentemente injustificada, contudo, pois o aquecimento de muitas substâncias resulta em sua decomposição e conseqüente variação na massa não relacionada com a presença da água. Apesar disso, o método indireto tem tido amplo uso na determinação de água em itens comerciais, como grãos.
Podemos determinar a umidade de uma amostra da seguinte forma:
Onde é a massa inicial da amostra e é a massa final da amostra!