Célula Galvânica
Produzido por Marcelo BrillantinoTeoria
Venha comigo e aprenda agora mesmo o que é uma célula galvânica e arrase na sua prova!
Quando a gente vê a palavra céula, a gente pensa logo em biologia, não é? hahaha Mas aqui em química a definição é um pouquinho diferente 🤣
Uma célula galvânica, ou também conhecida como célula voltaica, é um dispositivo que converte energia química em energia elétrica.
Como isso é possível?

Eu vou te explicar.
Você lembra das reações de Oxi-Redução? (Se não lembra corre no nosso tópico, anterior a esse, que fala sobre isso e veja porque vai ser bem importante aqui, estamos combinados? → Reações REDOX)
De forma bem resumida, nessas reações temos um carinha se oxidando, ou seja, perdendo elétrons, e esses elétrons que ele perde vão para um outro carinha que está se reduzindo, ou seja, recebendo elétrons.
Até que um gênio teve a idéia de ligar esses dois carinhas através de um fio condutor, então o que acontece é que os elétrons vão sair do carinha oxidando, migrar através do fio e chegar no carinha que está reduzindo. E assim teremos elétrons caminhando em um fio, que é justamente uma corrente elétrica. E assim conseguimos transformar a enrgia química em energia elétrica.
É exatamente assim uma célula galvânica, uma espécie que oxida ligada por um fio condutor a uma espécie que reduz, gerando corrente elétrica.
Mas tem alguns outros elementos e nomenclaturas específicas que você vai entender agora através do esquema a seguir:

Agora, só para reforçar:
- Ânodo é o polo negativo;
- Cátodo é o polo positivo;
- No Ânodo ocorre a Oxidação (vogal com vogal);
- No Cátodo ocorre a Redução (consoante com consoante);
- Os elétrons vão para o pólo positivo (cátodo);
- Os ânions migram para o ânodo;
- Os cátion migram para o cátodo.
Prontinho. Finalizamos o conteúdo por aqui, agora é ir direto para os exercícios e praticar! 😆