Polaridade das Moléculas

Resumo

Fala Aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Quando estudamos química aprendemos sobre como são formados os átomos, sobre a eletronegatividade de cada átomo, assim como as possíveis ligações que eles podem fazer entre eles. Nessa página vamos entender a polaridade das moléculas.

Vamos pensar num exemplo bem simples, a molécula d'água. A molécula d'água é uma molécula polar, isso acontece porque o oxigênio tem uma maior eletronegatividade que os hidrogênios e por isso atrai os elétrons para mais próximo dele. Isso cria uma desestabilidade de carga, o que gera uma molécula com uma região mais negativa que a outra.

Por causa desse comportamento, as moléculas de água tentam se manter "em formação", com os polos negativos atraindo os positivos e vice-versa. Por isso são formadas pontes de hidrogênio, entre um hridrogênio () de uma molécula, com oxigênio () da molécula seguinte.

Podemos observar essa estrutura, na figura abaixo, onde os átomos vermelhos são o oxigênio, os cinzas claros são os hidrogênios e as pontes de hidrogénio são representadas pelo verde tracejado:

Então como podemos perceber, a polaridade gera dois polos na molécula. Um negativo, e um positivo que variam de acordo com a eletronegatividade que os átomos que formam a molécula possuem.

Existem também moléculas apolares, como o óleo, que não possuem essas diferença de cargas entre os polos, e possuem uma estrutura simétrica e por isso tem suas cargas distribuídas uniformemente. Por isso que a água não interage com o óleo, porque uma molécula é polar, enquanto a outra é apolar.

Confira o nosso site, para encontrar todo o conteúdo de Química necessário para você seguir confiante nesse semestre temos exercícios resolvidos, conteúdo em vídeo, aulões e muito mais.

Conteúdos Complementares

Conceitos de Interações Intermoleculares

Ligação de Hidrogênio Forças de London Hidrofilia

Tabelas de Interações Intermoleculares

Tabela de Solubilidade