Forças de London

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Para formar misturas ou compostos as moléculas, do mesmo tipo ou não, interagem entre si. Essa interação é chamada de interação intermolecular e pode ser de 4 tipos diferentes. As Forças de London é um dos tipos de interação intermolecular.

As Forças de London, também chamadas de dipolo-induzido ocorrem entre moléculas Apolares.

O que acontece é que embora uma molécula seja apolar, os elétrons não ficam paradinhos no mesmo lugar sempre, eles se movimentam, e nesse movimento pode ocorrer de momentaneamente a maior parte dos elétrons se localizarem mais perto de um átomo do que de outro, gerando um polo momentâneo naquela molécula.

Onde eu quero chegar com isso? As moléculas apolares possuem dipolos momentâneos causados pela movimentação da nuvem eletrônica e, quando uma molécula cria um dipolo momentâneo, a parte positiva dela atrai os elétrons de outra molécula, fazendo com que essa outra molécula também crie um dipolo momentâneo, pegou a ideia?

E assim as moléculas apolares vão interagindo através de seus dipolos momentâneos, é esse tipo de interação que são as forças de London.

Também são chamadas de dipolo-induzido justamente porque uma molécula vai induzido um dipolo na outra, show de bola?

Essas são as forças de London. Se quiser saber mais sobre as interações intermoleculares só dar uma conferida lá no nosso assunto Interações Intermoleculares =)

Conteúdos Complementares

Tabelas de Interações Intermoleculares

Tabela de Solubilidade