Interações Intermoleculares
Resumo
Fala aí, está precisando aprender sobre as Interações Intermoleculares? Então vem comigo!
As interações intermoleculares, ou também chamadas de forças intermoleculares, são as interações (forças) que as moléculas fazem entre si.
É muito importante você não confundir as interações intermoleculares com ligações químicas. Para formar moléculas os átomos se unem através de ligações químicas, que podem ser covalentes ou iônicas. Essa molécula já formada interage com outras moléculas do mesmo tipo ou de tipos diferentes para formar misturas ou compostos. Essas interações entre molécula-molécula é o que chamamos de interações intermoleculares e são mais fracas que as ligações químicas entre átomos.
Entretanto, as ligações interatômicas definem as interações intermoleculares. Porque?
Basicamente, as interações intermoleculares são forças de atração entre polos das moléculas, e esses polos são definidos pelas ligação interatômicas. A molécula de água por exemplo, é formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio e é uma molécula polar porque o oxigênio é mais eletronegativo e "puxa" os elétrons para mais perto dele gerando um polo negativo e outro positivo.
E assim, quando colocamos duas ou mais moléculas de água juntas o polo positivo de uma vai atrair o polo negativo da outra e assim elas interagem:
Existem três tipos de interação intermolecular mais relevantes e vamos falar rapidamente sobre cada uma delas a seguir.
Forças dipolo-dipolo
Essa interação ocorre entre moléculas polares. A interação acontece entre as cargas parciais da própria molécula. É mais ou menos assim:
A carga parcial negativa de uma molécula é atraída pela carga parcial positiva de outra molécula, o que faz com que elas interajam.
Quanto maior for a polaridade das moléculas, mais fortes vão ser as interações dipolo-dipolo.
Forças de London ou dipolo-induzido
É um tipo de interação que acontece entre todas as moléculas, inclusive moléculas polares.
Ué? Mas não precisa que a molécula tenha polos para rolar a interação? Então como ocorre com moléculas apolares?
O que acontece é que os elétrons não ficam parados em uma molécula. É como se a nuvem eletrônica ficasse flutuando pela molécula, e, em certas horas, fosse mais para um átomo do que pra outro, criando uma diferença de cargas... O que eu estou querendo dizer é que as moléculas apolares tem dipolos momentâneos, causados pela movimentação da nuvem de elétrons.
Quando uma molécula cria um dipolo momentâneo, a parte positiva dela atrai os elétrons de outra molécula, que também fica momentaneamente polarizada, e assim por diante... Por isso essa interação também é chamada de dipolo-induzido: um dipolo instatâneo induz a outra molécula a também criar um dipolo instantâneo.
Ligação de Hidrogênio
A ligação de hidrogênio é um tipo especial de forças dipolo-dipolo. Ela acontece em molécula que tem o hidrogênio ligado a um átomo muito eletronegativo. Ocorrem entre moléculas que tem hidrogênio ligado a flúor, oxigênio e nitrogênio (
Essas ligações são extremamente polares e criam dipolos com cargas potuais bem elevadas, por isso a ligação de hidrogênio é mais forte do que interação dipolo-dipolo.
A interações entre moléculas de água é o exemplo mais clássico de ligações de hidrogênio
Essa foi só uma introdução rápida sobre as interações intermoleculares e os principais tipos existentes.
Você pode conferir essa introdução através de um vídeo também, que eu vou deixar logo aqui em seguida 👇🏽. E depois de assistir o vídeo eu aconselho você a conferir o nosso Raio-X, onde todo o conteúdo sobre as interações intermoleculares está organizado em capítulos e tópicos para você estudar tudo o que precisa de maneira rápida e didática. Não deixa de conferir ein! 😉