Nomenclatura de Hidrocarbonetos
Produzido por Juliana EcheniqueTeoria
Fala aí! Bora aprender como nomear hidrocarbonetos de uma vez por todas?!
Nomenclatura de Hidrocarbonetos: Mapa Mental
Os hidrocarbonetos são moléculas muuito importantes, formadas por carbono e hidrogênio! Existem uma infinidade de hidrocarbonetos, então a gente precisa saber nomear eles de forma que a partir do nome a gente consiga desenhar a sua estrutura! A nomenclatura dos hidrocarbonetos e de todos os outros compostos orgânicos, é definida pela IUPAC, que significa União Internacional de Química Pura e Aplicada.
Bora aprender como nomear esses carinhas?! Então se liga nesse mapa mental iradoso:

📢 Clique para saber mais:
- Nomenclatura de hidrocarbonetos: Exercícios Resolvidos
- Cadeias carbônicas;
- Funções nitrogenadas e suas nomenclaturas;
- Nomenclatura das funções oxigenadas
Cadeias abertas
Os hidrocarbonetos com cadeias abertas são aqueles que tem suas extremidades livres, ou seja, eles não formam um ciclo. Podemos classificar essas cadeias de acordo com a presença de insaturação, que são ligações duplas ou triplas.
Alcanos
Os alcanos possuem apenas ligações simples. Dizemos que sua cadeia é saturada, já que ela possui o máximo de ligações com hidrogênio que ela poderia ter!

Pra nomear os alcanos a gente precisa indicar que estamos falando de um hidrocarboneto. Pra isso usamos o sufixo “o” e pra sinalizar que esse hidrocarboneto é um alcano, usamos o intermediário “an”.
A forma geral da nomenclatura dos alcanos é assim:

O prefixo da cadeia nos diz quantos carbonos ela tem:

Então, por exemplo, a nomenclatura de um hidrocarboneto, com

Alcenos
Os alcenos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem insaturações, ou seja, ligações duplas!
Nesse vídeo aqui a gente ensina como nomear os alcenos e todos os outros hidrocarbonetos! Dá só uma conferida! 🧡 👇
A nomenclatura dos alcenos é bem parecida com a dos alcanos, mas aqui ao invés do intermediário “an” a gente vai usar o intermediário “en”, além disso também precisamos indicar a posição da insaturação. Assim:

-Mas como saber qual é o número da ligação? 😖
Temos que contar as ligações e começar pela ligação que gera o menor número para a ligação dupla. No caso de cadeias insaturadas e ramificadas a preferência pada escolher onde é o início da cadeia é da insaturação.

Na cadeia da figura acima, se começamos pela esquerda encontramos a ligação dupla na posição 3 e se começamos pela direita encontramos na posição 5, então é melhor começar a contar pela esquerda.
Os alcenos também podem ter mais de uma ligação dupla. Nesse caso, devemos indicar as posições de todas as ligações duplas separadas por vírgulas. Além disso, antes do intermediário de alceno EN colocamos um prefixo que indica o número de ligações duplas.

Para indicar o número de ligações duplas usamos os seguintes prefixos:

Alcinos
Os alcinos são hidrocarbonetos com ligações triplas!

A nomenclatura de um alcino é bem parecida com a de um alceno. Começamos com um prefixo que indica o tamanho da cadeia. No meio do nome colocamos “IN” que indica a presença de uma ligação tripla, mas antes colocamos o número da ligação que é tripla. No final colocamos “O” para mostrar que é um hidrocarboneto. Assim:

Se liga nesses exemplos de alcinos:

Quando temos cadeias com dois ou três carbono não precisamos indicar a posição da ligação dupla!
Cadeias Ramificadas
Agora que a gente aprendeu a nomenclatura dos compostos mais simples, vamos ver como a gente faz pra nomear hidrocarbonetos ramificados!

A primeira coisa que precisamos fazer é identificar a cadeia principal, que é a maior possível, devemos numerar os carbonos de forma a gerar os menores números para as ramificações. Para dar nome à cadeia colocamos o número do carbono onde a ramificação está ligada, depois o prefixo que indica o tipo de ramificação e depois o sufixo IL, tudo antes do nome da cadeia principal. Assim:

Por exemplo:

No caso de mais de uma ramificação em uma mesma cadeia temos que colocar todas separadas por hífen. A ordem das ramificações segue a ordem alfabética. Assim:

Se aparecerem várias ramificações do mesmo tipo temos que indica-las separando os números por vírgula e adicionando um prefixo ao nome da ramificação.

Quando existem mais de uma ramificação com o mesmo número de carbonos elas recebem nomes diferentes. Se liga nas ramificações mais comuns:

Cadeias Fechadas
Dizemos que um hidrocarboneto tem cadeia fechada, ou cíclica, quando ele não possui nenhuma extremidade ou ponta!
Cicloalcanos
Os cicloalcanos são alcanos com cadeia cíclica. Ou seja, são compostos cíclicos apenas com ligações simples!
Na figura abaixo podemos observar alguns exemplos de cicloalcanos:

A nomeclatura dos cicloalcanos é bem parecida com a dos alcanos, mas pra não ter confusão entre eles, colocamos CICLO na frente do nome da cadeia. Assim:

Os cicloalcanos também podem ser ramificados, nesse caso é só seguir as regrinhas das cadeias ramificadas que vimos ali em cima!
Cicloalcenos
Os cicloalcenos são compostos de cadeia fechada com pelo menos uma ligação dupla. Na imagem abaixo podemos ver alguns exemplos:

Na hora de nomear um cicloalceno não tem mistério! A nomeclatura é bem parecida com a do alceno, a diferença é que incluímos o CICLO na frente.

Quando temos apenas uma ligação dupla, não existe necessidade de indicar a posição da dupla.
Cadeias Aromáticas
Cadeias aromáticas são aquelas que contém pelo menos um anel aromático, ou anel benzênico. Podemos considerar o benzeno como cadeia principal, ou ramificação, no caso de cadeias mais complexas.

Em compostos com anel benzênico com mais de uma ramificação podemos usar a nomenclatura como vimos lá em Cadeias Ramificadas, indicando as posições da ramificações com números, ou então podemos usar outra nomenclatura “orto, meta, para”, específica para compostos aromáticos.

Como podemos ver na figura acima, nessa nomenclatura indicamos as posições uma em relação a outra. Fixando uma das ramificações a segunda pode estar nas posições orto, meta ou para em relação à primeira.
Abaixo temos alguns exemplos de cadeias aromáticas e suas nomenclaturas:

Tabela Resumo da Nomenclatura de Hidrocarbonetos
Pra fechar com chave de ouro, se liga nessa tabela resumo da Nomenclatura de Hidrocarbonetos que o a gente preparou pra você!

Agora vamos praticar com exercícios?!