117. As funções de onda que correspondem a estados de energia diferente da partícula em uma caixa são mutuamente ´´ ortogonais´´, no sentido que, se as duas funções de onda são multiplicadas, uma pela outra, e , então, integradas sobre a dimensão da caixa, o resultado é zero. (a) Confirme que as funções de onda de n = 1 e n = 2 ssao ortogonais. (b) Demonstre, sem fazer cálculos, que todas as funções de onda com n ímpar são ortogonais a todas as funções com n par.

Passo 1

Letra (a)

Escreva a função de onda para uma partícula em uma caixa:

Ψ n x = 2 L sin ⁡ n π x L

Onde , L é o comprimento da caixa e n é o estado de energia.

Para o estado de energia n = 1 , a função de onda é a seguinte:

Ψ 1 x = 2 L sin ⁡ π x L

Para o estado de energia n = 2 , a função de onda é a seguinte:

Ψ 2 x = 2 L sin ⁡ 2 π x L

Passo 2

Para verificar a ortogonalidade dessas duas funções de onda, multiplique-as e integre-as ao longo do comprimento da caixa:

∫ 0 L Ψ 1 x Ψ 2 x d x = ∫ 0 L 2 L sin ⁡ π x L 2 L sin ⁡ 2 π x L d x

= 2 L . 1 2 ∫ 0 L 2 sin ⁡ π x L sin ⁡ 2 π x L d x

= 1 L ∫ 0 L cos ⁡ π x L - 2 π x L - cos ⁡ π x L + 2 π x L d x

= 1 L ∫ 0 L cos ⁡ π x L - cos ⁡ 3 π x L d x               cos ⁡ - x = cos ⁡ x

∫ 0 L Ψ 1 x Ψ 2 x d x = 1 L L s i n   π x L π - L s i n   3 π x L 3 π 0 L

= 1 L × L × 0  

= 0

Portanto, quando as funções de onda são multiplicadas e integradas ao longo do comprimento da caixa, o resultade é zero. Portanto, essas duas funções de onda são ortogonais.

Passo 3

Letra (b)

A função de onda do estado de energia de n ímpar é inalterada por uma reflexão através do centro da caixa e a função de onda do estado de energia de n igual altera o sinal em todos os lugares após a reflexão através do centro da caixa. Em um gráfico de protudo desses dois tipos de função de onda, a área acima do zero cancela exatamente a área abaixo de zero. Assim, a integral total do produto se torna zero e esses dois tipos de funções de onda se tornam ortogonais.

Resposta

  1. Demonstracao
  2. Demonstração
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Quais das seguintes subcamadas não podem existir em um átomo? (a) 2d; (b) 4d; (c) 4g; (d) 6f
Quais das seguintes afirmações são verdadeiras para átomos com muitos elétrons? Se falsas, explique por quê. (a) A carga nuclear efetiva, Z e f é independente do número de elétrons presente em um átom
Decida, para os elétrons em um átomo de carbono no estado fundamental, quais das afirmações são verdadeiras. Se falsas, explique por quê. (a) O Z e f de um elétron de um orbital 1s é igual ao Z e f de
Quantos elétrons podem ter os seguintes números quânticos em um átomo? (a) n = 3, l = 1; (b) n = 5, l = 3, ml = -1; (c) n = 2, l = 1, ml = 0; (d) n = 7.
Dentre os conjuntos de quatro números quânticos { n , l ,m l ,m s }, identifique os que são proibidos para um elétron em um átomo e explique por quê:(a) {4, 2, -1, +1/2};(b) {5, 0, -1, +1/2}; (c) {4,